Buscar

como saber se é litisconsórcio facultativo ou necessario ?

💡 3 Respostas

User badge image

Dri Santos

Simplesmente essas são as regras: 1.Há necessário unitário, como regra no polo passivo. Há necessário simples, como regra quando o necessário é por força de lei. Há facultativo unitário, como regra no polo ativo. Há facultativo simples, como regra nos litisconsórcios por afinidade.
5
Dislike1
User badge image

Vitor Ribeiro Xavier

A pergunta que se deve fazer é muito simples: a lei ou a própria natureza da relação jurídica controvertida exige a presença de duas ou mais pessoas no polo ativo ou passivo? Se sim, o litisconsórcio será necessário. Se não,facultativo. 

Nesse sentido, dispõe expressamente o art. 114: “O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes.”.

De outra parte, assim foi redigido o art. 116 do NCPC: “Olitisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos oslitisconsortes.”.

A unitariedade, pois, diferentemente, está ligada ao resultado idêntico ou não da decisão de mérito para todos os litisconsortes. A pergunta, neste caso, é a seguinte: ao julgar, deve o juiz tratar oslitisconsortes como se fossem uma só parte (unitária)? A decisão será a mesma para todos ou é possível julgar a lide de modo diferente para um deles? Em sendo uniforme a decisão para todos, estar-se-á diante do litisconsórcio unitário.

E as classificações não se confundem. Ao contrário: mesclam-se no dia-a-dia forense, ainda que, na prática, sejam muito mais comuns as situações envolvendo o litisconsórcionecessário/unitário (como aquele existente entre cônjuges numa ação de anulação de casamento promovida pelo Ministério Público) e o facultativo/simples (litisconsórcioentre autores para ajuizar demanda indenizatória contra uma certa companhia aérea).

O que, de modo absoluto, impede que se imaginem situações um pouco mais raras, porém existentes, de litisconsórcionecessário/simples (ex.: ação de usucapião de bem imóvel quanto aolitisconsórcio existente entre os confinantes) e facultativo/unitário (nos casos de união facultativa entre alguns condôminos na ação que busca anular deliberação feita em assembleia).

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

      1. Facultativo: pode formar litisconsórcio, mas não é obrigatório. Ocorre quando há:
        1. Comunhão de direitos e obrigações em relação à mesma lide
        2. Conexão;
        3. Afinidade de questões por ponto de fato ou de direito.
        4. Litisconsórcio multitudinário
      2. Necessário: tem que formar o litisconsórcio.
        1. Por exigência legal ;
        2. Por natureza jurídica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais