Buscar

explicação sobre ordem social (CONSTITUIÇÃO).

Especificamente no âmbito da família.

💡 2 Respostas

User badge image

Gleyce Galeno

De acordo com a CF a ordem social possuiu como base o primado do trabalho, tem como objetivo o bem-estar e a justiça social e se harmoniza com a ordem econômica. Aordem social a serem estudados dividem-se em: seguridade social; ordem constitucional da cultura; família, criança, adolescentes e idosos; e dos índios. A entidade familiar é entendida como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes, e também como a união estável entre homem e mulher. Em qualquer desses casos, a CF estabelece que os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.Já o casamento é civil e de gratuita celebração, podendo ele ser dissolvido pelo divórcio, sem necessidade de prévia separação. Em relação ao planejamento familiar, este é fundamentado na dignidade da pessoa humana e na paternidade responsável (consciente). 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Capítulo VII ("Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso") do Título VIII ("Da Ordem Social") da Constituição Federal de 1988, traz algumas disposições aplicáveis à instituição familiar.

De acordo como a carta, a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. É dever do Estado assegurar a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.

Assegura-se, no capítulo, o reconhecimento de diversos tipos de entidade familiar. Entende-se como entidade familiar, para além da forma mais comum, a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes; reconhece-se a união estável entre o homem e a mulher; e assegura-se a gratuidade do casamento civil. 

O capítulo também traz a possibilidade de adoção, e assegura que todos os filhos, havidos ou não na constância de casamento, ou por adoção, tenham os mesmos direitos e qualificações.

Determina que os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

Determina também que cabe a família, a sociedade e ao Estado o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais