Buscar

Explique os métodos argentimétricos

💡 3 Respostas

User badge image

José Wellington Oliveira Araújo

Trata-se de um métodos volumétricos de precipitação, considerado um dos mais importantes, tendo em vista que empregam uma solução padrão de nitrato de prata(AgNO3). São usados na determinção de haletos e de alguns íons metálicos.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em química analítica , a argentometria é um tipo de titulação envolvendo o íon prata. Normalmente, é usado para determinar a quantidade de cloreto presente em uma amostra. A solução da amostra é titulada contra uma solução de nitrato de prata de concentração conhecida. 

A determinação de prata ou haletos pela precipitação dos sais de prata é conhecida como titulações argentométricas. Aqui as formas de titulante precipitam com o analito. Este método é principalmente utilizado na determinação de iões cloreto na amostra em que a amostra contendo iões cloreto é titulada contra uma concentração conhecida de solução de nitrato de prata, que reage com o analito para originar precipitado de cloreto de prata.

Nestas titulações, há diminuição abrupta na concentração do analito e aumento na concentração de titulante no ponto de equivalência. Portanto, log [analito] ou log [titulante] versus volume do titulante adicionado dá uma curva em forma de S com a quebra no ponto de equivalência. O ponto final é encontrado pela análise gráfica da quebra ou por indicadores. Um reagente que responde ao aumento abrupto da concentração de titulante no ponto de equivalência pode ser usado como indicador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais