Buscar

O casamento válido só se dissolve somente pela morte comprovada de um dos cônjuges ou pelo divórcio. Por que esta afirmativa está equivocada?

Galerinha, atenção na hora de dar a resposta...por que esta afirmativa é equivocada? Estaria a mesma correta? Por que?

💡 2 Respostas

User badge image

Mário Augusto Constant de Lima

Está equivocada, pois um casamento válido é anulável, dentre outras causas, por vício da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto à pessoa do outro (art. 1.556, CC)

Para a definição de erro essencial, ver art. 1.557, CC.

Espero ter ajudado. Sds.

4
Dislike0
User badge image

Samuel santos

O codigo civil ainda prevê a dissoluçao do casamento por morte presumida, sendo esta, aquela em que não ha certeza da morte do individuo há apenas a presunçao de que ele morreu. Essa presunçao pode ser presumida com a decretação de ausência e presumida sem a decretação de ausência. Aconselho a estudar estes institutos. Lembrando sempre qiue os vício de vontade sempre ensejarão, dependendo do caso, a nulidade pu anulabilidade. Esta afirmativa é uma pegadinha pois, muita religiosamente o casamento se dissolve, no maximo, nestas duas situações e a pessoa sem perceber acaba levando esses conceitos ao mundo juridico atual onde não logra de eficacia apenas tais situações. 

Que possa ser-lhe útil também estas informações. vlw!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais