Buscar

Identifique os ligamentos que estabilizam a articulação temporomandibular.

💡 3 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR – ATM

É uma combinação de gínglimo e articulação plana. É formada pela parte anterior da fossa mandibular do osso temporal, o tubérculo articular e o côndilo da mandíbula.

Os meios de união dessa articulação são:

Cápsula Articular – é um fino envoltório frouxo que está inserido anteriormente no tubérculo articular, posteriormente na fissura escamotimpânica, acima na fossa mandibular e abaixo no colo da mandíbula.

Disco Articular – é uma lâmina ovulada e fina situada entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular. Divide a articulação em parte superior e inferior, cada qual guarnecida com uma membrana sinovial. Sua face superior é côncavo-convexa para se ajustar ao tubérculo e a fossa da mandíbula e sua face inferior é côncava para se ajustar ao côndilo da mandíbula.

Ligamento Temporomandibular Lateral – consiste em dois curtos fascículos estreitos. Está inserido acima no arco zigomático e abaixo na face lateral do colo da mandíbula.

Ligamento Esfenomandibular – é uma faixa fina e achatada que localiza-se medial à cápsula. Está inserido na espinha do esfenoide e abaixo na lígula do forame mandibular.

Ligamento Estilomandibular – posterior à cápsula, insere-se no processo estiloide e na margem posterior do ângulo da mandíbula. Separa a glândula parótida da submandibular.

ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR
 
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR
 
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-articular/diartroses/articulacao-temporo-mandibular/

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem três ligamentos associados às articulações temporomandibulares: um maior e dois menores. Esses ligamentos são importantes, pois definem os movimentos das bordas, ou seja, as extensões mais distantes dos movimentos da mandíbula.

Movimentos da mandíbula feitos além das extensões permitidas funcionalmente pelos anexos musculares resultarão em estímulos dolorosos e, portanto, movimentos além dessas bordas mais limitadas raramente são alcançados na função normal.

O ligamento principal, o ligamento temporomandibular , é na verdade a porção lateral espessada da cápsula e possui duas partes: uma porção oblíqua externa (OOP) e uma porção horizontal interna (IHP).

A base deste ligamento triangular está ligada ao processo zigomático do osso temporal e do tubérculo articular; seu ápice é fixado no lado lateral do pescoço da mandíbula. Esse ligamento evita a retração excessiva ou o movimento para trás da mandíbula, situação que pode levar a problemas na articulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais