Buscar

tratados internacionais versando sobre a proteção aos direitos humanas terão sempre a mesma hierarquia das normas constitucionais?

Após a 2 guerra mundial, proliferam tratados internacionais sobre a proteção aos direitos humanos que são colocados como um objetivo verdadeiramente universal, a ser buscado por todas as nações do globo e neste contexto que aparecem, sob os auspícios da organização das nações unidas, a declaração universal dos direitos do homem(1948), pacto internacional relativo aos direito civis e políticos (1966), o pacto internacional relativo aos direitos econômicos, sociais e culturais (1966), e a convenção relativa aos direitos da criança (1990), entre outros. Assim sendo, levando-se em consideração as regras da constituição brasileira e da jurisprudência do STF responda, Justificadamente, se é coreto afirma que os tratados internacionais versando sobre a proteção aos direitos humanas terão sempre a mesma hierarquia das normas constitucionais?

💡 3 Respostas

User badge image

Antonio

.

0
Dislike1
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Sim. Para que não houvessem controvérsias a respeito da hierarquia dos direitos humanos e das normas constitucionais, a Emenda Constitucional 45/2004 incluiu no art. que os tratados e convenções internacionais sobre os direitos humanos quando aprovados em ambas as Casas do congresso Nacional, em dois turnos, por ⅗ dos votos, terão a mesma hierarquia das emendas constitucionais.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais