Buscar

fragmentariedade,subsidiariedade e especialidade conceitos

💡 2 Respostas

User badge image

Cacá Filho

O Direito Penal tem cráter frgmentário; só atua em um fragmento das condutas sociais, é decorrente do princiío da ultima ratio. O Direito penal é subsidiário, soldado de reserva, só entrará em campo quando os demais meios de controle social falharem. A noma especial prevalece diante da norma geral, conceito de principio da especialidae. Ex: CTB prevalece sobre o CP no caso do homicidio culposo na direção de veiculo automotor. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O princípio da Fragmentariedade menciona que deverá haver a aplicação do direito penal somente quando os outros ramos jurídicos não tiverem sido eficientes na transgressão de uma norma legal. Desse modo, observa-se que nem todo ilícito civil ou administrativo é ilícito penal, mas todo ilícito penal também é ilícito cível e administrativo. 

Na especialidade o crime especial afasta a aplicação do crime geral. Ex.: Uma mulher  sob influência do estado puerperal mata seu próprio filho após o nascimento. Nesse caso o crime adequado é o infanticídio e não o homicídio, pois, há uma elementar especial que é a influência do estado puerperal.

O princípio da subsidiariedade menciona que o agente será punido pelo crime mais leve apenas quando não for possível a aplicação do crime mais grave. Ex.: Se A joga uma pedra no carro de B quando esse passa e o mata, não responderá pelo crime de dano (menos grave) e sim pelo crime de homicídio (mais grave). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais