principais enzimas presentes no intestino delgado
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.
No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando sobre o quimo.
São secreções que atuam no intestino delgado:
Bile – secreção do fígado armazenada na vesícula biliar. Ela é lançada ao duodeno através de um canal e não contém enzimas digestivas, mas os sais biliares que emulsionam as gorduras em partículas microscópicas, funcionando de modo semelhante a um detergente. A ação dos sais biliares facilita o trabalho das enzimas pancreáticas sobre os lipídios;
Suco pancreático – é produzido pelo pâncreas. Possui várias enzimas que atuam na digestão das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios;
Suco entérico – é produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformação das proteínas, dos carboidratos, entre outras substâncias.
Máira Brandão
Há mais de um mês
As principais enzimas encontradas sao peptidasas, sacarasa, maltasa, isomaltasa, lactasa e pequenas quantidades de lipasa intestinal.