Buscar

quanto a decisão do litisconsórcio unitária ou simples ? qual a diferença ?

quanto a decisão do litisconsórcio unitária ou simples ? qual a diferença ?  

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Fonseca

No litisconsórcio unitário, a sentença será uniforme para todos, em virtude da natureza da relação jurídica deduzida em juízo. Assim, o feito não poderá ser julgado de modo diferente para cada um. Por outro lado, quando comportar julgamento diferente para cada pessoa, será litisconsórcio simples.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O litisconsórcio será simples quando não vier classificado pela lei, ou seja, é a regra em matéria de litisconsórcio. É que, ao excepcionar o litisconsórcio unitário, quer a lei dizer que existe outra forma de litisconsórcio, a que se convencionou chamar de litisconsórcio simples.

Quanto à diferença, no litisconsórcio simples, nada obstante ocorra pluralidade de autores e/ou réus, o juiz pode decidir a questão de maneira diversa para cada um deles.

Já no litisconsórcio unitário, existe relação jurídica que, por sua natureza, obriga o juiz a decidir o mérito de maneira uniforme para todos os litisconsortes. Observemos o art. 116, do CPC:

"Art. 116. O litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais