Buscar

Uma vez estimuladas, as células parietais liberam HCl que compõe o suco gástrico. Quais são as 3 vias que estimulam as células parietais?

💡 2 Respostas

User badge image

Lourival Moreira Junior

Histamina, Gastrina e Acetilcolina.

 
 
 
G
M
T
 
           
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
  Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células parietais são estimuladas direta e indiretamente pelos mecanismos neurais (acetilcolina), endócrinos (gastrina) e parácrinos (histamina). Em um mecanismo neural, a despolarização das fibras nervosas pós-ganglionares vagais libera ACh, que então se liga ao receptor muscarínico M3 nas células parietais . A ligação de ACh ao M 3 do receptor activa a fosfolipase C, e diacilglicerol (DAG) via de transduo de sinal, cuja via final é o apical H + , K + -ATPase.


Em um mecanismo parácrino concomitante, as células enterocromafins liberam histamina no espaço extracelular, onde se liga a uma histamina H2 receptor em células parietais . A ligao de histamina para o H2 receptor de activa o adenilato ciclase, monofosfato de adenosina cíclico (cAMP), a proteína cinase.


A via de transdução de sinal, que conduz à activação da via definitiva-o comum apical H+ , K + -ATPase. Coincidente com os efeitos neurais e parácrinos, a gastrina é liberada pelas células G antrais em resposta a ACh, peptídeo liberador de gastrina e aminoácidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais