Buscar

o romantismo ao mesmo tempo critica a modernidade e valoriza o sujeito.como é possível essa tarefa aparentemente contraditória?

💡 3 Respostas

User badge image

Wanessy De Paula

O Romantismo critica a modernidade no sentido que ele nega a visão que o homem é essencialmente um ser racional e metódico, que o homem é o centro do mundo. O Romantismo enfatiza outros aspectos da subjetividade como os sentimentos, a sensibilidade. Além disso, o Romantismo destacaos indivíduos e importância da natureza deslocando o homem, o “eu” do centro do universo. Por outro lado, o Romantismo aponta que a essência do homem é mais profunda do que apenas pensamento racional e consciente, aponta que alguns aspectos da subjetividade humana o próprio homem desconhece. Nesse sentido, o Romantismo valoriza a singularidade do sujeito porque destaca a nossa individualidade. Portanto, a tarefa torna-se possível devido a a dualidade “a negação da racionalidade como essência versus valorização de aspectos individuais e íntimos do ser humano”.

1
Dislike0
User badge image

Marcos De Peder

O romantismo não é trivial.
Suas primeiras manifestações enalteciam uma cultura, uma nação.
A crítica à modernidade e a valorização do sujeito não são contraditórias, mesmo que aparentemente. São coisas distintas e que podem ser coexistentes. Esta contradição existe quando se confronta duas coisas que tem muito em comum para a comparação.
Afinal, o que é valorizar o sujeito? Qual modernidade o romantismo está a criticar, e qual romantismo é este?
Ao que parece, a pergunta tal qual está, não está elaborada em contexto. Ou seja, não sabemos se é o romantismo como literatura, se é romantismo no Brasil, na França, na Alemanha.
Faltam dados para sabermos se há mesmo ou não uma contradição nesta aparente "tarefa contraditória" do romantismo. Aliás, sem contexto, percebendo o grau de profundidade que possa haver na questão, fica difícil responder.

0
Dislike0
User badge image

Vitória Yoshida

gnssng

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais