Buscar

Quais os fatores que alteram a resistência ao fluxo sanguíneo na rede vascular sanguínea? Explique como eles podem interferir no fluxo sanguíneo

💡 2 Respostas

User badge image

Verônica Protocevich

Muitas coisas podem influenciar no FS, desde uma simples mudança de posição corporal até mesmo a alimentação.

o principal determinante à resistência ao fluxo é o espaço disponível para a passagem do sangue. Pequenas variações nos diâmetros dos vasos se configuram em alterações importantes na resistência ao fluxo sanguíneo. Durante o exercício, há uma grande dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam a musculatura esquelética e, em contrapartida, uma vasoconstrição nos vasos que irrigam as vísceras abdominais, aumentando a resistência nestes últimos vasos.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Seu corpo pode ser considerado uma série de filtros, os pulmões filtram oxigênio versus CO2, os rins filtram os produtos químicos residuais celulares que por sua vez cada célula individual do corpo filtra substâncias químicas / nutrientes, o fígado filtra produtos químicos e nutrientes e os re-fabrica em substâncias diferentes por múltiplos processos químicos, o seu baço filtra as hemácias gastas, seus intestinos delgado / grande filtram os nutrientes dos alimentos ingeridos e assim por diante. Tudo isso é realizado com o coração bombeando com força tremenda contra os vários itens listados acima.


É aí que a resistência se acumula progressivamente para se tornar a pressão de bombeamento total necessária do coração a cada batida. Esta resistência aumenta progressivamente com a idade e o desgaste e o estreitamento dos vasos sanguíneos / órgãos.


À medida que o estreitamento aumenta dentro dos vasos / órgãos, a força necessária para atingir a perfusão aumenta. A pressão sanguínea sobe, então a pulsação deve aumentar também.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais