Buscar

Como podem ser classificados os parasitos em que seu habitat natural se encontra dentro do hospedeiro?

💡 4 Respostas

User badge image

Jéssica baptista vieira

Endoparasitas.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Resolução

O parasitismo é uma associação entre seres vivos em que se tem uma unilateralidade de benefícios, sendo um prejudicado pela associação com o outro. O parasito é sempre o agressor enquanto o hospedeiro é quem alberga o parasita. Vale ressaltar que nessa relação se tem a finalidade de obtenção de alimento e proteção.

Além disso, a maioria das parasitoses estão relacionadas às condições socioeconômicas e culturais, acabam por gerar incapacidade do hospedeiro refletindo na sua produtividade.

Os parasitas quanto ao hospedeiro podem ser classificados em monogenéticos e digenéticos. E quanto ao seu habitat podem ser endoparasitas e ectoparasitas.

Parasitas monogenéticos apresentam um único hospedeiro durante o seu ciclo evolutivo por exemplo o Ascaris lumbricoides. Parasitas digenéticos são aqueles que apresentam pelo menos dois hospedeiros ao longo do seu ciclo evolutivo, um representante desse tipo é o Schistosoma mansoni , causador da esquistossomose.

Quanto ao seu habitar natural (localização no hospedeiro), podem ser ectoparasitas, se localizam nas partes externas do hospedeiro (piolhos , pulgas , carrapatos). Endoparasitas por sua vez são aqueles que se situam em partes internas do hospedeiro (ascaris, tênia…)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais