Buscar

Qual a diferença entre um microprocessador e um microcontrolador?

💡 3 Respostas

User badge image

Eduardo Bruno

um microcontrolador é um Mine computador com um microprocessador integrado
1
Dislike0
User badge image

Elves Sousa

O microcontrolador é como um micro computador, pois possui periféricos como pwm, memória, adc... além da parte de processamento.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O microprocessador MPU (microprocessor unit) é um chip, que realiza as funções de cálculo, tomada de decisão e incorpora as funções de uma UCP (unidade central de processamento). Ele é a essência da máquina em questão, seja um computador, tablet, smartphone etc.. Para interagir com o utilizador, é necessário memória, entradas e saídas, clock e controladores, que permite o devido funcionamento da máquina. Sua principal vantagem é o poder de processamento ser maior que os dos microcontroladores. Por conta disso, sua aplicação é dado em sistemas mais complexos.

Por sua vez, o microcontrolador MCU (microcontroller unit) é um chip que, além da UCP (unidade central de processamento), contém memória, oscilador interno de clock, entradas e saídas para interação com o utilizador. Hoje, existe uma grande variedade de microcontroladores como os das famílias dos AVR, PIC, 8051, etc.. Sua principal vantagem é o baixo custo e seu uso para eletrônica embarcada, sendo exclusivo, ao sistema em que ele controla, como por exemplo alarmes, equipamentos eletrônicos de um modo geral.

A diferença entre microcontrolador e microprocessador é bastante simples: o microcontrolador, além da UCP, contém blocos internos de memória em um único chip. Entretanto, sua aplicação é para sistemas embarcados com função específica. Já o microprocessador precisa de componentes externos para seu devido funcionamento, sendo sua grande vantagem, seu poder de processamento. Com isso, ele é aplicado no uso de computadores, smartphones e sistemas de maior complexidade.

Fonte: http://engenheirocaicara.com/diferenca-entre-microcontrolador-e-microprocessador/. Acesso em 18 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais