Buscar

a dor é classificada aguda ou crônica. A via neural aferente responsável pela condução dos sinais dolorosos da dor crônica (lenta) é o feixe:

Do ponto de vista temporal, a dor é classificada como aguda ou crônica. A via neural aferente responsável pela condução dos sinais dolorosos da dor crônica (lenta) é o feixe:
 

💡 5 Respostas

User badge image

Turma Enfermagem

estou a procura

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O fenômeno sensitivo doloroso é a transformação dos estímulos ambientais em potenciais de ação que, das fibras periféricas, são transferidos para o Sistema Nervoso Central. Todo estímulo intenso, exceto o vibratório, de qualquer modalidade energética, poderá produzir dor.


Via Paleo-espinotalâmica:

Também denominada espino-reticulodiencefálica, faz conexões com a formação reticular (FR) e está muito relacionada aos componentes afetivos da dor. Além da FR, essa via se conecta também com outras áreas do cérebro: hipotálamo medial, substância cinzenta que margeia o aqueduto de Sylvius (periaquedutal) e ao terceiro ventrículo do diencéfalo. Essas áreas comandam o comportamento de defesa e de fuga pela ação no sistema límbico.

Conduz a dor lenta e pouco definida, de localização difusa, devido respectivamente a neurônios mais curtos (com maior número de sinapses) e falta de somatotopia, devido a difusão inespecífica da FR.

Os sinais passam por inter-neurônios de fibras curtas nos próprios cornos dorsais antes de chegarem, em sua maioria, às lâminas I e II da medula. O último neurônio da série dá origem a longos axônios que, passando pela comissura anterior para o lado oposto da medula e, depois, sobem até o encéfalo propriamente dito pela mesma via ântero-lateral.

Apenas de um décimo a um quarto das fibras seguem todo o trajeto até o tálamo. Em lugar disso, elas terminam em áreas do bulbo, ponte e mesencéfalo e se conectam com a FR. Essa região inferior do encéfalo parece ser muito importante para a avaliação dos tipos de dor sofridos, pois animais com apenas seu tronco cerebral funcionante ainda apresentam inegáveis evidências de sofrimento quando qualquer parte do corpo é traumatizada.


A via neural responsável pela condução dos sinais dolorosos da dor crônica (lenta) é a via paleo-espinotalâmica.

Fonte: http://labs.icb.ufmg.br/lpf/revista/revista1/volume1_a_dor(II)/cap2.htm

Acesso em 12 set. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais