Buscar

Como fazer introdução sobre antígeno do sangue?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Santana Ferreira

É conhecido que os seres humanos possuem sangue pertencentes a 4 grupos distintos, A, B, AB e O.

Nos procedimentos de transfusão sanguinea, é imprescindível que se conheça o tipo sanguíneo do receptor e do doador, uma vez que em casos de incompatibilidade sanguínea pode haver aglutinação do sangue, podendo levar à morte.

O antígeno A não pode entrar em contato com o anticorpo A, pois caso isso aconteça ocorrerá uma reação de coalescência entre as moléculas do anticorpo e as moléculas do antígeno, implicando na aglutinação das hemácias e destruição das mesmas. O mesmo ocorre se o antígeno B entrar em contato com o anticorpo B.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A existência de 4 fenótipos básicos para grupos sanguíneos humanos  no sistema ABO ocorre, porque existem 3 alelos distintos que ocupam o mesmo locus cromossômico que diz respeito ao tipo de sangue. São eles:

Alelo IA;
Alelo IB;
Alelo i.


Os seres humanos apresentam quatro grupos sanguíneos:

o    Grupo A: Possuem antígeno chamado aglutinogênio A;
o    Grupo B: Possuem antígeno chamado aglutinogênio B;
o    Grupo AB: Possuem os dois antígenos, aglutinogênio A e B;
o    Grupo O: Não possuem nenhum dos dois antígenos.


O gene A (ou IA) determina a formação do aglutinogênio A, o gene B (ou IB) determina a formação do aglutinogênio B, o gene O (ou i) não forma nenhum aglutinogênio e os genes A e B determinam a formação dos alutinogênios A e B. O plasma também possui anticorpos chamadas aglutininas são estas que causam os acidentes em transfusões, pois indivíduos do grupo A possuem aglutininas Anti-B, do grupo B possuem aglutininas Anti-A e os do grupo O possuem as duas aglutininas e os indivíduos AB não possuem nenhuma dessas substâncias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais