Buscar

Arquivamento implícito existe ou não no ordenamento jurídico?

💡 3 Respostas

User badge image

Lohana Xavier

2 correntes: A primeira corrente entende que sim, tendo em vista o princípio da indivisibilidade, se o MP denuncia contra um tem que denunciar contra todos, se ele não tem provas contra todos aplica-se a súmula 524 do STF.

A segunda corrente entende que não existe, porque não está determinado em lei, logo diante dessa situação, se não tiver elemento suficiente, justa causa para denunciar, deve ele requerer o juiz o arquivamento do procedimento e esperar surgir provas novas para que o procedimento seja desarquivado e quem sabe cumprir diligências e poder denunciar posteriormente.

0
Dislike0
User badge image

Maria .

 entende-se por arquivamento implícito, o fenômeno verificado quando o titular da ação penal pública deixa de incluir na denúncia algum dos indiciados ou algum fato investigado, sem uma justificação deste procedimento, sendo que esse arquivamento irá ocorrer quando o juiz não se pronunciar em relação aos fatos omitidos na peça acusatória.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os  Tribunais Superiores não aceitam o arquivamento implícito:

RECURSO ESPECIAL. DENÚNCIA. ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO. ILEGALIDADE.
TRÁFICO DE DROGAS PRIVILEGIADO. REDUÇÃO DA PENA. QUANTIDADE E NATUREZA DA DROGA. TERCEIRA FASE DA DOSIMETRIA. POSSIBILIDADE.
RECURSO PROVIDO.
1. Este Superior Tribunal de Justiça possui entendimento consolidado no sentido de que, em virtude dos princípios da indisponibilidade e da indivisibilidade da ação penal pública incondicionada, considera-se inadmissível o arquivamento implícito, podendo o Ministério Público, até a prolação da sentença condenatória, aditar a denúncia para fazer incluir fatos novos na inicial acusatória.Precedentes.
2. Esta Corte Superior entende que, na dosimetria da pena dos crimes previstos na Lei de Drogas, o juiz deve considerar, com preponderância sobre o previsto no artigo 59 do Estatuto Repressivo, a natureza e a quantidade da substância entorpecente, a personalidade e a conduta social do agente, conforme o disposto no artigo 42 da Lei 11.343/2006.
3. Este Sodalício detém o entendimento de que não há impedimento para considerar-se, no crime de tráfico de drogas privilegiado, a quantidade e a natureza da droga para limitar a aplicação da fração redutora prevista no art. 33, § 4º, da Lei 11.343/2006, inexistindo, desse modo, óbice para sua incidência na terceira fase da dosimetria, desde que o mencionado critério não tenha sido mencionado na fixação da sanção básica.Precedentes.
4. Recurso provido.
(REsp 1637447/RJ, Rel. Ministro JORGE MUSSI, QUINTA TURMA, julgado em 23/08/2018, DJe 31/08/2018)
 

PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ADITAMENTO DA DENÚNCIA. ARQUIVAMENTO IMPLÍCITO. INEXISTÊNCIA. PRECEDENTES.
SÚMULA N. 568/STJ. INCIDÊNCIA MANTIDA. ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO A PRINCÍPIOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. VIA INADEQUADA.
I - Esta Corte Superior de Justiça possui entendimento consolidado no sentido de que, "'em razão do princípio da indivisibilidade, não se admite arquivamento implícito em crimes de ação penal pública incondicionada. Portanto, o órgão acusador pode, a qualquer tempo, antes da sentença, oferecer aditamento à denúncia, em observância ainda aos princípios da obrigatoriedade da ação penal pública e da busca da verdade real' (AgRg no AREsp 81.207/RJ, Rel. Ministro SEBASTIÃO REIS JÚNIOR, Sexta Turma, julgado em 6/8/2013, Dje 21/8/2013)" (AgRg no REsp n. 1.499.292/RS, Quinta Turma, Rel. Min.
Reinaldo Soares da Fonseca, DJe de 23/2/2016, grifei).
II - Nos termos da jurisprudência pacificada deste Superior Tribunal, não cabe a esta Corte se manifestar sobre a pretensa violação a princípios de extração constitucional, sob pena de usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal.
Agravo regimental desprovido.
(AgRg no AREsp 1094852/RJ, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em 03/05/2018, DJe 23/05/2018)
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais