Buscar

Dê 3 exemplos de habilidade dos mecanismos da imunidade inata de reconhecerem os microorganismos, mas não células dos mamíferos?

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel Tavares

Por exemplo os Receptores Toll Like:o Toll Like 1 reconhece Lipopeptídeos Bacterianos, o Toll Like 4 reconhece o LPS e o Toll Like 5 reconhece o Flagelo Bacteriano.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar alguns conceitos de imunologia:

  • Os PAMPs (Padrões Moleculares Associados a Patógenos) são substâncias microbianas (características de patógenos) que estimulam a imunidade inata. Dentre eles podem ser citados os ácidos nucleicosproteínaslipídeos de parede celular e carboidratos.
    • Estes produtos microbianos são essenciais para a sobrevivência dos micro-organismos patogênicos, por isso o reconhecimento dos mesmos pelas células de defesa do nosso organismo é de extrema importância, uma vez que a imunidade inata, ao entrar em contato com esses patógenos, é capaz de gerar uma resposta contra eles.
  • Os DAMPs (Padrões Moleculares Associados a Danos), por sua vez, são substâncias endógenas produzidas ou liberadas por células mortas ou danificadas causadas por infecções, por exemplo. Além disso também podem indicar lesões celulares assépticas (sem infecção) provocadas por queimaduras, toxinas químicas, traumas, entre outras.

  • Além dos PAMPs e DAMPs, ainda podem ser citados os VAMPs (Padrões Moleculares Associados a Venenos), que são moléculas introduzidas no hospedeiro através de picadas de escorpiões e abelhas, por exemplo.

     

    Essas moléculas (PAMPs, DAMPs e VAMPs) são reconhecidas por PRRs (Receptores de Reconhecimento de Padrões), expressas por fagócitos e outros tipos celulares, e ligam-se a eles. Essa ligação inicia diversos eventos que levam à eliminação dos micro-organismos.

Fonte: http://www.tiraojaleco.com.br/2016/08/imunologia-pamp-e-damp-imunidade-inata.html. Acesso em 15 de Julho de 2018.


Portanto, 3 exemplos de habilidade dos mecanismos da imunidade inata de reconhecerem os microorganismos, mas não células dos mamíferos, são: PAMPs (Padrões Moleculares Associados a Patógenos), DAMPs (Padrões Moleculares Associados a Danos) e VAMPs (Padrões Moleculares Associados a Venenos).

1
Dislike0
User badge image

Daniel Tavares

O receptor KIR das células NK reconhecem células que não expressam MHC1. Na verdade KIR é Receptor inibidor das células K, que se liga ao MHC1. Células que não expressam MHC1 não inibem as células NK, sendo destruídas por elas. Microorganismos não expressam MHC1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais