Buscar

diferenca entre vetor de clonagem e expressão?

💡 1 Resposta

User badge image

Thaillyne Brito

     Um vetor de clonagem é uma fração de DNA, principalmente um de quaisquer vetores mencionados, que pode ser usado para inserir uma molécula de DNA estranha e tem a capacidade de ser inserido em um hospedeiro para fins de clonagem. Uma característica ideal de um vetor de clonagem é a fácil inserção e remoção do fragmento de DNA por tratamento de enzimas de restrição e tratamento de enzimas de ligação. Os plasmídeos geneticamente modificados são usados ​​com freqüência nesse caso. Um vector de clonagem deve ter um site de clonagem múltipla, um gene marcador selecionável e um gene repórter. O objetivo de um site de clonagem é fornecer um local para a ocorrência de clonagem. Um gene marcador selecionável ajuda a identificar recombinantes bem sucedidos após a clonagem e um gene repórter permite rastrear e identificar o recombinante correto entre os recombinantes após a clonagem ser realizada. O vetor de clonagem não ajuda necessariamente a expressar uma proteína que o DNA estranho codifica; Seu único objetivo é levá-lo ao host.
Já um vetor de expressão também é conhecido como uma construção de expressão . Este vetor é especificamente usado para expressão de proteínas na célula hospedeira. Como qualquer vetor, isso também deve conter as partes principais de um site de clonagem múltipla, um gene marcador e um gene repórter. O vetor introduz um novo gene no hospedeiro e usando o mecanismo de síntese de proteínas do hospedeiro, o vetor permite que o gene seja expresso no hospedeiro. Seu foco inicial é fazer m-RNA estável e assim produzir proteínas. Um bom exemplo é a produção comercial de insulina onde o gene de insulina é introduzido em um plasmídeo bacteriano e inserido de volta ao corpo de uma bactéria E-coli permitindo que os plasmídeos se multipliquem e permitindo que o E-coli cresça a insulina secreta que é coletada e usada .

Para que um vetor seja usado como vetor de expressão, ele deve ter uma região de promotor forte, uma sequência de iniciação da tradução correta e um codão de terminação correto e uma seqüência.Os vetores de expressão têm inúmeras aplicações na produção de péptidos e proteínas para a indústria farmacêutica, como a produção de insulina, hormônio do crescimento, antibióticos, vacinas, anticorpos. Também é usado para produzir enzimas relacionadas com indústrias de alimentos e vestuário. Os vetores de expressão também são usados ​​para produzir plantas transgênicas, como arroz dourado, plantas resistentes a insetos.

Ou seja, resumidamente a diferença entre os dois vetores são:

• Um vetor de clonagem é usado para introduzir um fragmento de DNA estranho em um hospedeiro e não expressa necessariamente o gene no hospedeiro

• Mas, os vetores de expressão são usados ​​para expressar o gene introduzido produzindo a proteína relevante.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais