Buscar

Como identificar alacloides?

💡 2 Respostas

User badge image

Lano Costa

Existem estes testes: 

 

http://www.sbfgnosia.org.br/Ensino/alcaloides.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para identificar alcalóides, devemos conhecer suas principais propriedades químicas. Com essas informações é possível verificar se uma substância é alcalóide ou não.


Os alcaloides são um grupo de compostos que pertencem ao grupo das aminas cíclicas, e estas por sua vez, apresentam anéis heterocíclicos com nitrogênio. Se caracteriza por um caráter básico por conta das aminas.

Eles podem ser sintéticos ( fabricados em laboratório) mas sua origem é vegetal ( das plantas). Aliás , o gosto amargo das folhas e flores de algumas plantas é decorrente da presença dessas aminas. Os alcaloides têm função de defesa contra insetos e animais predadores que possam vim a atacar as plantas.


Eles são encontrados nos vegetais predominantemente na forma combinada, com ácidos orgânicos, e em concentração menor, na forma livre. Nesta forma, são insolúveis em meio aquoso e solúveis em solventes orgânicos como clorofórmio, éter e benzeno; na forma de sal, a solubilidade é inversa. O grau de alcalinidade que apresentam é variável, dependendo da disponibilidade do par de elétrons do nitrogênio, podendo revelar caráter ácido quando este é quaternário. Usualmente, são detectados por meio dos reativos gerais de alcaloides (RGA), com os quais formam turvação a precipitação em meio ácido.(fonte: http://sbfgnosia.org.br/Ensino/alcaloides.html. Acesso em 09 de jul.2018)


Assim para identificá-los basta fazer testes de solubilidade em meio aquoso com solventes orgânicos e verificar seu pH. Por fim, detectar por meio dos reativos gerais de alcaloides (RGA).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais