Buscar

qual a difrença entre os dominios de deformação

💡 4 Respostas

User badge image

saiaka vasconcelos monteiro

Conforme prescrições normativas, o estado-limite último é caracterizado quando a distribuição das deformações na seção transversal pertencer a um dos domínios definidos nos diagramas abaixo.

1
Dislike0
User badge image

omarahal

O diagrama dos domínios de deformações representa todas as distribuições possíveis de deformações específicas da seção transversal de uma peça de concreto armado. O dominio é as regiões das diversas variações que uma peça pode ter,  tendo como extremos a tração uniforme e, de outro lado, a compressão uniforme.  

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Conceito

As configurações possíveis do diagrama de deformações correspondentes ao estado limite último para uma seção submetida a solicitações normais sugerem a delimitação de regiões, chamadas domínios de deformações, onde poderá estar contido o diagrama de deformações referente a um determinado caso de solicitação normal quando o estado limite último for atingido.

Na Figura estão representados os domínios de deformações e as retas que correspondem aos limites entre cada um deles.

Fonte: Almeida (2002)


Reta a

A reta a corresponde à tração uniforme, caso em que toda a seção é tracionada de modo uniforme. A deformação na seção é representada por uma reta paralela a face da seção, que é a origem das deformações.

Domínio 1

O domínio 1 corresponde ao caso de tração não uniforme. Toda a seção é tracionada, mas de modo não uniforme. A linha neutra é externa a seção e a reta do diagrama de deformações na seção passa pelo ponto A.

Domínio 2

Abrange os casos de flexão simples e flexão composta com grande excentricidade.

Domínio 3

O domínio 3 corresponde à flexão simples e flexão composta com grande excentricidade. A linha neutra é interna à seção e as retas do diagrama de deformações na seção passam pelo ponto B. Abrange os casos em que o estado limite último é alcançado na borda comprimida da seção com o encurtamento de \(0,35%\)% e o alongamento na armadura está compreendido entre \(1\)% e \(\epsilon_{yd}\).

Domínio 4

O domínio 4 abrange os casos de flexão simples e flexão composta com grande excentricidade. A linha neutra é interna à seção e a reta do diagrama de deformações na seção passa pelo ponto B. Refere-se aos casos em que no estado limite último o encurtamento de \(0,35%\)% é alcançado na borda comprimida da seção e o alongamento na armadura está situado entre \(\epsilon_{yd}\) e 0.

Domínio 4a

O domínio 4a corresponde à flexão composta com pequena excentricidade. As armaduras são comprimidas e existe somente uma pequena região de concreto tracionada próxima a uma das bordas da seção.

Domínio 5

0 domínio 5 refere.se à compressão não uniforme, com toda a seção de concreto comprimida.

Reta b

A reta b corresponde à compressão uniforme, caso em que toda a seção é comprimida de modo uniforme.


Referências

ALMEIDA, L. C. Solicitações normais Cálculo no estado limite último. 2002. Disponível em: <http://www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Solicitacoes_normais.pdf>. Acesso em 19 jul. 2018.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais