Buscar

Como calcular a vazão na linha lateral

💡 2 Respostas

User badge image

Silvanete Silva

Inicialmente você deverá considerar as perdas. Essas perdas serão de pressão, pois tratá-se de condutos forçados. Você poderá utilizar diversas equações, sendo as mais utilizadas: Darcy-Weisbach, conhecida como Fórmula Universal; e Hazen Williams (indicada para tubos com diâmetro maior que 50mm).

Deve considerar o limite da varição da pressão de serviço em 20% e encontrar o número de aspersores em função do comprimento da LL. Dentro do contexto, você ainda encontrará, F fator relacionado ao número de saídas, e encontrar o diâmetro (inicialmente fictício e depois o comercial). A velocidade deve ser atribuida entre 1,5 a 2,0 m/s (equação da continuidade). Lembre-se, maior diâmetro implica menor vel., vice e versa, implica perda de carga também. 

Perceba que são aplicações de fórmulas. No entanto, se a disciplina que você está cursando for sistemas de irrigação, utilize o livro "Irrigação. Princípios e Métodos" de Salieser Bernado. Lá você encontra 2 projetos agrônomicos bem práticos. Porém se desejar aprofundar-se utilize o manual de irrigação (o assunto é completo).  

 

0
Dislike0
User badge image

Joel Carlos Pereira

a vazão na linha lateral é calculada por: Nº EMISSORES X VAZÃO UNITÁRIA DO EMISSOR.

POR EXEMPLO: UMA LINHA LATERAL DE 60,0m de comprimento, onde se usa 3 aspersores da marca agropolo, modelo NY2949BV longo rox0 com as seguintes caracteristicas: vazão = 1,674m3/h; diametro bocal = 3,00x4,60mm; PS = 30mca:espaçamento 18x18m (consulte a ficha técnica do asperssor)

QL = na x qa = 3 x 1,674 = 5,022m3/h (QL = vazão lateral: na = nº aspersores e qa = vazão do aspersor

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais