Buscar

Em qual parte da tuba uterina acontece a fecundação?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Nessa questão, devemos aplicar nossos conhecimentos sobre Anatomia, especificamente sobre as tubas uterina, parte do sistema reprodutor feminino.


As tubas uterinas, anteriormente chamadas de trompas de Falópio, fazem parte do sistema reprodutor feminino, juntamente com o úteroováriosvagina vulva.

São dois tubos de cerca de 10 cm que se localizam um de cada lado do útero e conduzem os óvulos produzidos nos ovários até esse órgão. É nas tubas que ocorre a fecundação.  

Anatomia

Ovários

 

 

 

 

Imagem 1 - Anatomia do sistema reprodutor feminino. Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/tuba-uterina/. Acesso em 06/07/2018.

As tubas possuem camadas muscular, mucosa e serosa e se dividem em quatro partes:

Imagem 2 - Anatomia das trompas uterinas. Fonte: www.auladeanatomia.com. Acesso em 06/07/2018.

  1. Parte uterina: localiza-se na parede do útero;
  2. Istmo: situa-se junto ao útero. Corresponde à porção medial, menos calibrosa e menos móvel do órgão;
  3. Ampola: dilatação que se segue ao istmo e onde em geral ocorre a fecundação. É a parte mais longa e calibrosa das tubas;
  4. Infundíbulo: extremidade da tuba, que se abre próximo ao ovário. É nessa última porção que se localizam as fímbrias, espécies de franjas que se abrem na cavidade do peritônio por meio de uma abertura denominada óstio abdominal. As fímbrias se movimentam, conduzindo o ovócito para o interior das tubas.

Fisiologia

Quando um ovócito é liberado pelo ovário, ele logo é captado pelas fímbrias. A fecundação ocorre geralmente na ampola, quando os espermatozoides alcançam a tuba.

Fecundado ou não, o movimento do óvulo até o útero é mediado por células ciliadas do epitélio interno e por peristaltismo da túnica muscular. Esse processo leva de três a quatro dias. Há casos em que o óvulo fixa-se na tuba, ocorrendo a gravidez ectópica.

Fonte: Mariana Varella. Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/tuba-uterina/. Acesso em 06/07/2018.


Dessa forma, na maioria dos casos, a fecundação ocorre na ampola.

2
Dislike0
User badge image

Thais Reis

Na ampola 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais