Buscar

De acordo com Piaget, o desenvolvimento da cognição durante a infância passa por quatro estágio. Quais são eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Alves de Carvalho

O primeiro estágio é denominado sensório motor, que vai de 0 a 2 ano. Durante esse período, as crianças adquirem de administrar reflexos básicos que gerem ações prazerosas. É um período anterior à aquisição da linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos à sua volta.

O 2º estágio, denominado pré-operacional, vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pela a aquisição da linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. Nessa fase, a criança é capaz de substituir um objeto ou um acontecimento por uma representação dele e isso acontece devido ao desenvolvimento da função simbólica. As atividades motoras são refinadas, visto que há uma considerável melhoria na aprendizagem da criança.

O 3º estágio é denominado periodo pré-operacional concreto, vai dos 7 aos 11, 12 anos. Nessa fase, a criança consegue compreender e dominar conceitos relacionados a números como tempo, espaço, ordem e velocidade. Um exemplo de comportamento desse periódo do desenvolvimento: se a água de dois copos iguais é despejada em outros de formatos diferentes, a criança consegue afirmar que a qunatidade de água é a mesma.

O 4º e último estágio inicia-se por volta dos 12 anos e é chamado de período operacional formal. Essa fase marca a entrada na idade adulta. A criança passa a ter domínio do raciocínio lógico e dedutivo. A criança consegue pensar logicamente, formula hipóteses e busca soluções para todas as classe de problemas. Por exemplo, se alguém diz para a criança o ditado "De grão em grão a galinha enche o papo, a criança é capaz de fazer o usó da lógica da figura de linguagem da frase e não com a imagem da galinha comendo grãos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No estágio sensório motor, como o próprio nome diz, tem-se o principal objetivo de se focar no desenvolvimento das sensopercepção e motricidade, os qusis influenciam na aquisição de reflexos básicos.

Por sua vez, no período pré operacional, temos a preparação para operações, no caso, com o meio - nessa preparação, o destaque está na aquisição da linguagem.

No período operacional concreto, ocorre a aquisição e ascensão do pensamento lógico, apesar de não muito refinado, como o próximo estágio.

Por fim, no período operacional formal, o objetivo de análise principal está em abstração de alto nível, assim como funções superiores mais desenvolvidas, ligando à abordagem de Vygotsky, o destaque está na capacidade de interação com pensamentos muito abstratos, como os da Filosofia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais