Buscar

por favor alguem tem as respostas da apol sobre COCIEDADE, FAMILIA E INSTITUICAO ESCOLAR???

💡 2 Respostas

User badge image

Suhellen Prado

Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar

De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil, como um elemento dos processos decisórios, nas esferas de governo.

B municipal, estadual e federal

Você acertou! Comentário: “Conforme exposto neste estudo, a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil como um elemento dos processos decisórios nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal)” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).

Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar 

De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão para vencer os desafios da educação atual, dentre outros aspectos, o professor deve:

B Investir na sua formação continuada de modo a atender às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade

Você acertou! Comentário: “Este artigo tem o intuito de evidenciar a necessidade de o docente ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, para agir em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica. Nessa perspectiva, Morin (2001) ressalta o papel do docente frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação de forma apropriada e contextualizada, mantendo-se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 02). “Vale ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do professor da contemporaneidade. A formação inicial e continuada do professor é o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender. [...] Outro desafio que atualmente é colocado ao professor tem a ver com a multiplicidade do conhecimento e dos seus processos, exigindo assim do professor que saiba, sobretudo, dominar e compreender as novas linguagens e experiências, bem como saber articulá-las com outra competência, baseada no processo de mediação e diálogo com os alunos. Processo em que o professor deve ter um papel essencial para que, a partir da sua intermediação, todos possam informar, comunicar, discutir, participar, criar, estimular o acesso a novas linguagens, como forma de ampliar o grau de compreensão e autonomia das vivências dos sujeitos. Maior exigência quanto a responsabilidades, alteração do papel do professor como fonte única de transmissão, dificuldade de determinar o papel da escola e da educação escolar, reformas políticas que trazem implícitos os papéis e deveres desses profissionais e que mudam constantemente, mudanças nas expectativas sociais e na função social da escola, sentimento de culpa, baixa autoestima e desvalorização docente, abalo na segurança e autoconfiança do professor com relação aos conteúdos que mudam constantemente, mudanças na relação professor-aluno, depreciação econômica e social da profissão, são desafios presentes no dia a dia do professor contemporâneo” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 10,11).

Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar 

De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:

A Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.

Você acertou! Comentário: “Contudo, o simples fato de existir, na Constituição Federal e nas diversas legislações, a exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas e a institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social, não é condição suficiente para a garantia da democratização da gestão pública. É necessário que esse mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira, capaz de redefinir e alterar as relações entre Estado e sociedade” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).

Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar 

Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:

E A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.

Comentário: “A agenda da reforma institucional [proposta na Constituição Federal de 1988], que então se definiu, teve como eixos centrais a democratização dos processos decisórios e a equidade dos resultados na gestão das políticas públicas. Tratava-se, nesse momento, de implementar mudanças não apenas no regime político, mas também na gestão das políticas públicas, procurando-se superar as características autoritárias e paternalistas do padrão brasileiro de intervenção estatal na área social” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil das políticas públicas no Brasil, p. 06)

Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar

De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre ser profissional da educação na atualidade, é correto afirmar que:

C Admite-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re)construção de saberes.

Você acertou! Comentário: “Pedro Demo (2004), em uma reportagem para a Revista Profissão Mestre, afirma que ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber continuamente renovar sua profissão. Entende-se então que o professor, enquanto profissional, deve ser um eterno aprendiz e deve ser capaz de refletir sobre sua prática diária, não só no trabalho, mas em todos os aspectos da vida. Com isso, constata-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas sempre em processo de (re)construção de saberes” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, p. 04).

1
Dislike0
User badge image

Cristiane Santos

Tenho que fazer daqui pra Dezembro
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais