Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL Objetiva 2 - SOCIEDADE, FAMÍLIA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a afirmativa a seguir:
“O esforço de reconstrução, melhor dito, de construção da democracia no Brasil ganhou ímpeto após o fim da ditadura militar, em 1985. Uma das marcas desse esforço é a voga que assumiu a palavra cidadania. Políticos, jornalistas, intelectuais, líderes sindicais, dirigentes de associações, simples cidadãos, todos a adotaram. A cidadania, literalmente, caiu na boca do povo. Mais ainda, ela substituiu o próprio povo na retórica política. Não se diz mais ‘o povo quer isto ou aquilo’, diz-se ‘a cidadania quer’. Cidadania virou gente. No auge do entusiasmo cívico, chamamos a Constituição de 1988 de Constituição Cidadã”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 7.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, pondere sobre o reflexo do fim do Regime Militar brasileiro (1964-1985) na cidadania e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O fim do Regime Militar brasileiro implicou a formação de um cidadão menos participativo socialmente.
	
	B
	A cidadania constituída após o fim do Regime Militar brasileiro corroborava para uma sociedade homogênea.
	
	C
	O fim do Regime Militar brasileiro implicou a formação de cidadãos cientes da importância de suas ações para a construção de uma nação forte.
Você acertou!
	
	D
	Na cidadania brasileira pós-ditadura militar, o cidadão desconhecia seus direitos e deveres.
	
	E
	O fim do Regime Militar brasileiro implicou a criação de um cidadão brasileiro descomprometido com a diversidade social.
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o fragmento de texto a seguir:
"[...] em sua origem, o desenvolvimento da personalidade infantil ocorre independentemente da escola. Em outras palavras, a criança não espera chegar à escola para iniciar seu aprendizado, portanto, é fácil deduzir o importante papel das relações interpessoais que ocorrem desde os primeiros meses de vida, em ambiente familiar, principalmente no que se refere à construção da autonomia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCRIPTORI, Carmem Campoy. Entre o autoritarismo e a autoridade: O papel dos pais pela via do diálogo. Presidente Prudente: Nuances, 2007. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tOhoLy541d4J:revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/164/231+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança no que diz respeito às características dos pais democráticos, analise as asserções a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
(  ) Além de demonstrarem pouco afeto e serem bastante rígidos, controladores e restritivos quanto ao nível de exigência de seus filhos, suas condutas são avaliadas a partir de rigorosos padrões preestabelecidos.
(  ) Mantêm um equilíbrio no controle das ações, principalmente no que condiz ao amadurecimento, independência, respeito, capacidades e sentimentos de seus filhos.
(  ) Possuem dificuldades de controlar aos limites dos filhos, pois são muito tolerantes, chegando até mesmo a serem indulgentes em relação aos desejos e atitudes da criança.
(  ) Demonstram afetividade e procuram sempre estimular a criticidade da criança.
(  ) São flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada, estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva.
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V – V
Você acertou!
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A atitude dos pais, suas práticas educativas, a atmosfera socioafetiva vivenciada no ambiente doméstico são aspectos que interferem diretamente no desenvolvimento individual, revelando-se no comportamento social da criança. Claro que essa influência familiar não é algo inalterável, que age com poder absoluto sobre a constituição do sujeito, mas sabemos que as raízes estão aí plantadas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCRIPTORI, Carmem Campoy. Entre o autoritarismo e a autoridade: O papel dos pais pela via do diálogo. Presidente Prudente: Nuances, 2007. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:BWUISHtd47QJ:docplayer.com.br/30824454-Entre-o-autoritarismo-e-a-autoridade-o-papel-dos-pais-pela-via-do-dialogo.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança sobre os tipos de pais, analise as asserções a seguir e identifique quais delas dizem respeito às características de pais autoritários.
I. São aqueles que têm dificuldade de se comunicar com os filhos.
II. As condutas são avaliadas a partir de rigorosos padrões preestabelecidos.
III. São afetuosos e procuram sempre dialogar com os filhos.
IV. São flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada, estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
Comentário:
	
	B
	III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I e IV
	
	E
	II e III
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a afirmativa a seguir:
"A necessidade de se construir uma relação entre escola e família deve ser para planear, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PICANÇOA, Ana Luísa Bibe. Relação entre escola e família: As suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2264/1/AnaPicanco.pdf>. Acesso em 03 set. 2017. 
De acordo com os conteúdos do artigo Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança sobre como fazer para que a família e a escola possam caminhar juntas no processo de ensino e de aprendizagem do educando, analise as seguintes afirmativas:
I.  Atrair a família para a escola por meio de instrumentos comunicativos que realmente sejam efetivos.
II. Utilizar instrumentos com caráter exclusivamente informativos.
III.Construir e reformular métodos de ensino, conseguindo, com isso, efetivar suas funções de educadores.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e III
Você acertou!
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 5/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
"[...] dentre [...] [as] várias teorias ou concepções sobre o papel da escola, temos, por exemplo, a visão idealista-liberal, em que a escola é vista como instrumento de democratização e integração, na medida em que, sendo de boa qualidade, poderia garantir uma condição de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A escola e a formação da cidadania ou para além de uma concepção reprodutivista. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 9, n. 3, 1989. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000300007>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança no que diz respeito exclusivamente ao papel da escola na formação do educando, é correto afirmar que:
I. A preparação da criança para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades essencialmente da escola.
II. A formação para a cidadania é iniciada pelo próprio exemplo da escola ao ampliar seus espaços para que todos os
Página123