Buscar

como é feito borbulhia

💡 5 Respostas

User badge image

Cilene Avila

A borbulhia é um método de enxertia que consiste na justaposição de uma gema retirada da planta matriz e inserida sobre o porta-enxerto (cavalo), formado em vasilhames ou no solo. É uma técnica fácil de operar e permite reenxertia do porta-enxerto, em caso de não pegamento. Na multiplicação por esse método pode ser realizado o método de borbulhia uma gema isolada ou uma gema inserida numa placa da casca. Na preparação das borbulhas, as gemas são retiradas de ramos frutíferos logo antes da floração, que apresentam borbulhas intumescidas. Em fruteiras de clima temperado (ameixa, uva, caqui, pêssego, etc.), a enxertia de borbulhia é geralmente realizada após a formação completa da borbulha, antes da sua brotação, isto é, no outono ou inverno, dependendo da espécie frutífera. Em fruteiras tropicais ou subtropicais poderá ser feito em outros períodos.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Enxertia (do latim, insertare, inserir, introduzir, enxertar) é uma técnica de melhoramento genético que consiste em implantar parte de uma planta viva em outra planta de igual ou diferente espécie, com a finalidade de propagar determinadas variedades. Nesse processo, a planta introduzida (enxerto) tem a função de fornecer as melhores características aos frutos, ao passo que a planta receptora (porta-enxerto) é responsável pelo suporte e pelo abastecimento de água e nutrientes essenciais.


Normalmente, a enxertia é feita por dois métodos diferentes, que são a garfagem e a borbulhia (ou escudagem). Na enxertia por garfagem, a parte superior da planta mais rústica (porta-enxerto) é cortada para receber o enxerto, que é uma porção da planta mais nobre. Trata-se do método mais utilizado por ser relativamente mais fácil de executar, porém, pode ser desvantajoso porque se o enxerto não vingar, a muda é perdida.


A segunda técnica de mais utilizada de enxertia é a borbulhia, que consiste em retirar um pedaço da casca da planta que se deseja propagar e implantá-lo na muda de uma variedade rústica, que pode ser da mesma espécie ou de espécies aproximadas. Se houver sucesso na prática, dentro de pouco tempo já se obtém uma espécie com características melhoradas para cultivo.


Portanto, a borbulhia é uma técnica de melhoramento genético que consiste em retirar um pedaço da casca da planta que se deseja propagar e implantá-lo na muda de uma variedade rústica, que pode ser da mesma espécie ou de espécies aproximadas.

Fonte: https://www.infoescola.com/genetica/enxertia/. Acesso em 06 de julho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

Alexsandra Maciel

 consiste na justaposição de uma única gema sobre um porta-enxerto enraizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais