Buscar

Explique como ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono nos alvéolos e quais as fatores que podem afetar difusão destes gases??

💡 2 Respostas

User badge image

Samara Queiroz

Essa troca de gases é conhecida como hematose pulmonar, e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio). A concentração de oxigênio nos alvéolos é bem maior do que a encontrada nos capilares sanguíneos, portanto o O2 presente nos alvéolos pulmonares passa para os capilares sanguíneos através da difusão. O inverso ocorre com o CO2, que está em maior concentração nos capilares sanguineos e passa por meio de difusão para os alvéolos e são expirados.

Alguns fatores que podem afetar a difusão de gases são: Edema (espessura da membrana), Enfisema pulmonar (diminuição da aréa de superficie respiratória), Diferença de pressão entre os lados da membrana respiratória, acúmulo de secreção...

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A principal função do sistema respiratório é a troca de oxigênio e dióxido de carbono. O oxigênio inspirado entra nos pulmões e chega aos alvéolos pulmonares. As camadas de células que revestem os alvéolos e os vasos capilares circundantes têm, cada uma, a espessura de apenas uma célula e estão estreitamente ligadas umas às outras. Esta barreira entre o ar e o sangue tem aproximadamente 1 mícron (1/10.000 de um centímetro ou 0,000039 polegada) de espessura. O oxigênio passa rapidamente através desta barreira de ar-sangue até o sangue nos vasos capilares. Da mesma forma, o dióxido de carbono passa do sangue para o interior dos alvéolos e é então expirado.


O sangue oxigenado circula dos pulmões através das veias pulmonares até ao lado esquerdo do coração, que bombeia o sangue para o resto do corpo ( A função do coração). O sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono volta para o lado direito do coração através de duas grandes veias: a veia cava superior e a veia cava inferior. Em seguida, o sangue é bombeado pela artéria pulmonar até os pulmões, onde ele coleta oxigênio e libera dióxido de carbono.


Para permitir a troca de oxigênio e dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros (cerca de 1,3 a 2,1 galões) de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso. Ao mesmo tempo, um volume similar de dióxido de carbono passa do sangue para os alvéolos e é expirado. Durante o exercício, é possível inspirar e expirar mais de 100 litros (cerca de 26 galões) de ar por minuto e extrair 3 litros (pouco menos do que 1 galão) de oxigênio desse ar por minuto. A velocidade com que o oxigênio é usado pelo corpo é uma medida para determinar a quantidade de energia por ele consumida. A inspiração e a expiração são realizadas pelos músculos respiratórios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais