Buscar

Defina o que é furanose:

💡 2 Respostas

User badge image

Mayara Oliveira Queiroz

 é um açúcar simples que contém uma estrutura em anel de cinco membros baseado em furano e é um sub-terminal do tipo cetona que lhe dá seu poder redutor.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os carboidratos são uma classe importante de moléculas biológicas. Embora seu papel mais conhecido seja o armazenamento de energia na forma de glicose e amido, os carboidratos desempenham vários outros papéis. Por exemplo, eles emprestam suporte estrutural na espinha dorsal do DNA. Eles auxiliam nas operações de defesa e segurança dos caseiros ao formar códigos moleculares nas superfícies das células que identificam se a célula é uma das nossas ou uma intrusa. Eles carregam reagentes químicos especializados em enzimas onde reações essenciais à vida são realizadas. Alguns deles são doces.

Em alguns casos, o açucar pode reagir consigo mesmo. Isso porque o carbonil é geralmente "mascarado" como um hemiacetal. O hemiacetal se forma quando um grupo hidroxila ao longo da cadeia de carbono retorna e se liga ao carbono carbonílico eletrofílico. Como resultado, anéis de cinco e seis membros são muito comuns em açúcares. Anéis de cinco membros são chamados de "furanoses" e anéis de seis membros são chamados de "piranoses".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais