Buscar

Qual a função/finalidade da pena? Regressiva/preventiva – explicar as duas.

💡 4 Respostas

User badge image

José Guilherme

Quanto às finalidades da pena, 3 teorias foram desenvolvidas pela doutrina:

  • TEORIA ABSOLUTA: A única finalidade da pena é a punição, retribuir o mau causado pelo agente. Assim, a pena representa uma vingança estatal.
  • TEORIA RELATIVA: A pena tem como única finalidade prevenir novas infrações. A prevenção pode ser geral (incide sobre toda a coletividade) ou especial (apenas sobre o criminoso). A prevenção geral pode ser negativa (criar um medo na população, para que estes não delinquam) ou positiva (reforçar a vigência da norma penal, demonstrar que a lei está plenamente válida). A prevenção especial também pode ser negativa (visa a evitar a reinciÊncia pelo infrator) e positiva (ressocializar o indivíduo).
  • TEORIA MISTA: É uma mescla das teorias anteriores. É a teoria adotada no Brasil, em que a pena tem uma tripla função: Retribuir o mau causado pelo agente; prevenir novas infrações penais; e ressocializar o infrator. É o que se extrai do art. 59 do CP.

Nesse contexto, três teorias foram desenvolvidas:

TEORIA ABSOLUTA: A única finalidade da pena é a punição, retribuir o mau causado pelo agente. Assim, a pena representa uma vingança estatal.

TEORIA RELATIVA: A pena tem como única finalidade prevenir novas infrações. A prevenção pode ser geral (incide sobre toda a coletividade) ou especial (apenas sobre o criminoso). A prevenção geral pode ser negativa (criar um medo na população, para que estes não delinquam) ou positiva (reforçar a vigência da norma penal, demonstrar que a lei está plenamente válida). A prevenção especial também pode ser negativa (visa a evitar a reinciÊncia pelo infrator) e positiva (ressocializar o indivíduo).

TEORIA MISTA: É uma mescla das teorias anteriores. É a teoria adotada no Brasil, em que a pena tem uma tripla função: Retribuir o mau causado pelo agente; prevenir novas infrações penais; e ressocializar o infrator. É o que se extrai do art. 59 do CP.

1
Dislike0
User badge image

Djenifer Dias

finalidade preventiva geral ocorre no momento da cominação da pena em abstrato pelo legislador e visa a sociedade. Na sentença (cominação da pena em concreto), o juiz aplica a pena buscando a finalidade retributiva e a preventivaespecial (esta acontece depois do crime visando evitar a reincidência do delinquente.

fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2183645/no-tocante-a-teoria-geral-da-pena-qual-a-finalidade-desta-sancao-penal-no-brasil-denise-cristina-mantovani-cera

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A função da pena no que tange a regressividade é retribuir o mal praticado pelo agente criminoso. Essa função regressiva não liga com a socialização do delinquente e seria como se fosse uma vingança contra o indivíduo. Já a função preventiva tem por objetivo prevenir novas infrações. A função preventiva é dividida em geral (positiva e negativa) e especial (positiva e negativa). Na preventiva geral positiva é demonstrada para a sociedade a eficácia da lei quando ela é aplicada para punir o criminoso. A preventiva geral negativa tem o objetivo de trazer um receio aos futuros criminoso, pois, se há uma aplicação eficaz da lei (preventiva geral) o indivíduo que praticar um crime naturalmente será efetivamente punido. A função preventiva especial negativa é retirar o indivíduo criminoso de circulação (encarceramento) e a função preventiva especial positiva é ressocializar o indivíduo para trazê-lo novamente para a sociedade.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais