Buscar

quais princípios do direito processual do trabalho?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Princípios gerais: PRINCÍPIO DA IGUALDADE OU ISONOMIA, DO CONTRADITÓRIO, DA AMPLA DEFESA, DA IMPARCIALIDADE DO JUIZ, DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES, DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, DO DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO, DA INAFASTABILIDADE DE JURISDIÇÃO

3
Dislike0
User badge image

Glaygstain Hon

Blza, eu já sabia, mas para ganhar pontos aqui no site resolvi fazer a pergunta! Obrigado

2
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Os princípios do direito processual do trabalho são: 

Princípio da oralidade: este princípio está previsto na própria CLT (art. 840, §2º; art. 847, caput; art. 850; art. 795) viabilizando algumas manifestações na modalidade oral, com o objetivo de dar mais celeridade ao processo. 

Princípio da concentração dos atos processuais: princípio visa concentrar em eventos únicos alguns atos processuais, por exemplo, prevendo audiência una para apresentação de defesa, manifestação da parte contrária, oitiva de testemunhas e depoimentos pessoais das partes, razões finais e, dependendo da complexidade do caso, prolação de sentença. Também tem como obejtivo a celeridade do processo.

Princípio da proteção do trabalhador: em razão da desigualdade entre empregado e empregador, o presente princípio visa conferir mais proteção a parte hipossuficiente da relação laboral. Este princípio se concretiza a partir da possibilidade de gratuidade de justiça; possibilidade de arquivamento da demanda, caso o empregado não apareça e de decretação de revelia do empregador, caso este não apareça; exigência de depósito recursal ao empregador somente; possibilidade de petição verbal ao empregado; competência territorial em razão do local da prestação do serviço; etc..

Princípio da informalidade: a informalidade e a simplicidade estão muito presentes no processo do trabalho, desde que elas não atrapalhem o princípio do contraditório e da ampla defesa e assegurem a objetividade da causa de pedir. 

Princípio da irrecorribilidade das decisões interlocutórias: princípio que prevê a possibilidade de recurso das decisões interlocutórias somente quando do recurso da decisão final (art. 893, §1º da CLT).

Princípio da conciliação: princípio basilar do Justiça do Trabalho, a conciliação é prevista como obrigatória antes do recebimento da defesa (art. 846, CLT) e após as razões finais (art. 850, CLT), cob pena de nulidade. 

Princípio do jus postulandi: previsto no art. 791 da CLT, viabiliza a atuação no processo sem a companhia de um advogado (nas varas do trabalho e nos TRT's).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais