Buscar

Pergunta Antropologia]

Os ritos de passagem , segundo Van Gennep , envolvem três fases : separação , margem e agregação ( ou reintegração ) . Disserte sobre a interpretação das três fases a partir da leitura de Turner , dando dois exemplos ( a partir das leituras ou de sua experiência pessoal ) .Atente , por fim , à lógica da poluição ritual analisada por Douglas , e responda : em qual ( ou quais ) das fases rituais há maior probabilidade de surgirem tabus ? Por quê ?

💡 3 Respostas

User badge image

Vanderson

Os ritus onde podem ter maior probabibiidade de tabus são os de agregação. 

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Numa sociedade primitiva é fácil percebermos os ritos de passagem, mas estes estão presentes também nas sociedades atuais. Esses ritos são celebrações especiais com objetivos religiosos, sociais ou comunitários, que marcam momentos importantes na vida das pessoas. São exemplos de ritos de passagem , em sociedades primitivas, as marcas feitas no corpo em algumas tribos indígenas ou africanas, onde a dor e o sofrimento é parte do ritual e faz com que o jovem se torne adulto. A sociedade nativa dita a lei e imprime nos corpos as marcas dessa lei. Nas sociedades ocidentais, o vestibular, o serviço militar, o culto religioso, podem ser encarados como ritos de passagem da imaturidade para a fase madura da vida.
O antropólogo francês Van Gennep substitui a visão histórica e o principio dos ritos de passagem pela etnografia comparativa. Comparando sociedades primitivas, ele busca entender como se expressam os ritos de passagem nas mais diversas comunidades.
A poluição ritual de Mary Douglas vincula as áreas da Antropologia com a Teologia, comparando diversas sociedades e analisando os aspectos simbólicos dos rituais. Em Pureza e Perigo, ela analisa que por trás do ritual encontra-se um medo de alguma maneira de se tornar impuro por não se cumprir aquilo que a sociedade espera de seus iniciados, a isso chama-se tabu.
Para Victor Turner, todo ritual de passagem traz em si uma simbologia que não se manifesta claramente, por um momento o indivíduo encontra-se a margem do contexto social, o que ele chama de liminaridade.  Esse processo simboliza uma morte social, para após a iniciação, renascer ao ser reintegrado ao contexto social. Outro conceito introduzido por Turner é o communitas,  que seria os vínculos existente entre pessoas que compartilham de uma mesma  condição de liminares. Os communitas podem desafiar a estrutura social vigente por outro tipo de organização possível, por isso a margem, o período intermediário entre a separação e a reintegração(agregação), é o período de maior probabilidade do surgimento do tabu.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais