Buscar

Qual a diferença entre jurisdição e competência?

💡 4 Respostas

User badge image

André Ricardo Riher

 Jurisdição, segundo Guilherme de Souza Nucci, é o poder que o Estado detém, constitucionalmente assegurado, para aplicar a lei a fim de resolver conflitos. 

Se jurisdição é o poder de dizer a lei, competência é a delimitação desse poder. Essa limitação é estabelecida através de normas constitucionais ou legais.

Hélio Tornaghi define competência como "uma permissão legal para exercer uma fração do poder jurisdicional." A competência correlaciona-se umbilicalmente com o princípio do juiz natural, bem como com a vedação do tribunal ou juízo de exceção, já que cada indivíduo possui o direito de ser julgado por um juiz imparcial e previamente estipulado.

0
Dislike0
User badge image

David Feijao

jurisdição é o poder-dever do estado de dirimir os conflitos, é aplicar a norma ao caso concreto. Ja a competência é "a medida da jurisdicão". O quanto de jurisdicão possui determinado Magistrado, em quais processos ele pode atuar. Em resumi, competência é atribuicão que o juiz possui para resolver determinado conflito. Importante ressaltar que muitos criticam a expressão "a competência é a medida da jurisdicao " , visto que Jurisdição é una e indivisível.
0
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Ilustrando o que os colegas apropriadamente descreveram, o dever do Estado é a jurisdição, ou seja, fornecer as condições para a ação seguir o curso processual. Entretanto, há limitações de matéria e circunscrição, que criam a competência do juiz, que são os limites sob os quais ele aplica o Direito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais