Buscar

O que é o território de um Estado e quais os seus limites?

💡 3 Respostas

User badge image

Elisângela Elis

Boa noite,

O território é base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce sua soberania. Abrange o solo, os rios, os lagos, mares interiores, águas adjacentes, golfos, baías e portos. Seus limites, portanto, são os países com os quais ele confronta em terra firme, o mar territorial e o espaço aéreo.

2
Dislike0
User badge image

Sabrina Santos

O território é a base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce sua soberania. Abrange o solo, os rios, lagos, mares interiores, águas adjacentes, golfos, baías e portos. Os limites do território são os seguintes:

• em terra firme: são os Estados limítrofes, ou seja, que fazem fronteira. No caso do Brasil, por exemplo, os Estados limítrofes são: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa;

• no mar: o primeiro critério adotado foi o do alcance das armas – no século XVII, o limite era a distância alcançada por um tiro de canhão. Hoje, o alcance do nosso mar territorial foi reduzido a 12 milhas marítimas (uma milha corresponde, conforme conferência hidrográfica de 1929, a 1.852 metros). No mar territorial, o país pode exercer sua autoridade plena. Trata-se de uma extensão do território continental. Já a zona econômica exclusiva atinge as 188 milhas adjacentes e, nessa faixa, o Brasil tem direitos exclusivos de exploração dos recursos naturais do mar. Além das 200 milhas, temos o ALTO-MAR.

• no ar: é o espaço aéreo, ou seja, a coluna de ar existente sobre a terra firme e o mar territorial. Acima desses limites, encontramos o espaço aéreo livre, que corresponde ao espaço infinito que se situa fora da coluna atmosférica e fora das águas de um país. Esse espaço é franqueado à navegação por aeronaves de todos os povos e uso comum, regulado pelo código do ar. Lateralmente, os limites do espaço aéreo de um Estado obedecem àqueles definidos para a terra firme e para o mar.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O territorio de um Estado é toda a extensão de área delimitada pelas fronteiras dos Estados vizinhos. Os limites variam de estado para estado, desta forma, cada estado possui uma determinada extensão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais