Buscar

ENZIMAS

O que é energia livre padrão e como ela é transformada para garantir o estado de equilíbrio dinâmico, necessário para continuidade da vida?

💡 2 Respostas

User badge image

renata santos

A descrição da energia livre de Gibbs, também conhecida como entalpia livre é feita em função da pressão, temperatura e número de mols e descreve a maneira com que vários experimentos são realizados. Em casos onde T e p são constantes reduzem os problemas à obtenção dos {Nj}, onde é possível trocar energia e trabalho. A energia livre de Gibbs pode ser obtida a realizando duas transformadas de Legendre a partir da energia interna, obtendo ∑ (6) Então, para situações monocomponente temos que: Logo, podemos ver que a energia livre de Gibbs por partícula é o próprio potencial químico escrito em função das varáveis intensivas T e p Considerando a forma diferencial das equações de estado: (7) V(T,p,N) =( ) , S(T,p,N) = - ( ) e μ(T,p,N) =( ) (8) Em um sistema que cujas variáveis T, e N controladas, têm seu equilíbrio dado pelo mínimo de G. Todo processo espontâneo a T, e N fixos leva, necessariamente, a um dG<0

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A energia livre recebeu este nome em função de ter sido deduzida pelo cientista  Josiah Willard Gibbs, nos Estados Unidos no século XIX, cientista este que foi responsável pelos fundamentos da termodinâmica e pela Físico-Química.

A energia livre de Gibbs (∆Gº), é uma grandeza termodinâmica definida como a diferença entre variação de entalpia (∆Hº) e a temperatura (T) vezes  a variação de entropia (∆Sº) em uma reação. De acordo com a equação abaixo:

∆Gº=∆Hº - T∆Sº

onde:

∆Hº= é uma função de estado chamada de variação de entalpia que informa a variação de energia em pressão constante.

T= a temperatura é uma grandeza física intensiva que é influenciada ou sofre influência das variações energéticas durante a movimentação das partículas.

∆Sº= a variação de entropia é uma função de estado que informa a variação de energia em função do estado de liberdade das partículas.

A energia livre é simplesmente um método de medição do trabalho máximo realizado durante um processo. Essa função é uma das mais usadas na química e na bioquímica em virtude desta acompanhar a maioria dos processos reacionais, em virtude de a energia livre ser capaz de predizer se uma reação é espontânea, isto é, caso a temperatura e a pressão sejam constantes. Para que um processo ocorra espontaneamente ∆Gº deve ser negativa como, por exemplo, uma reação exotérmica que apresenta um alto valor negativo de entalpia, onde a entalpia é decisiva na determinação da energia livre, o que por sua vez é favorecido por um valor pequeno e positivo de T∆Sº. Se a ∆Gº=0 o sistema está em equilíbrio, tendência de toda reação química.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais