Buscar

Enzimas no Metabolismo Humano

A iniciação de uma reação química depende da energia de ativação. Explique como se dá esse processo e se ele é suficiente para formar o produto da reação?

💡 2 Respostas

User badge image

Jackeline Maciel

A energia de ativação consiste numa barreira de energia a ser ultrapassada para que ocorra a conversão de reagentes em produtos. Quanto mais alta a energia livre de ativação, menor será a probabilidade de o sistema evoluir de reagentes a produtos e, portanto, mais lenta a reação. Essas barreiras de energia são responsáveis pela maior ou menor estabilidade das moléculas. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Energia de ativação é a energia mínima para que uma reação química possa ocorrer, ou seja, é um dos fatores determinantes para a ocorrência de uma reação, juntamente com o contato e a colisão favorável entre as moléculas dos reagentes.

Quando há o contato e a colisão entre as moléculas dos reagentes, há a formação de um composto intermediário (antes da formação do produto), denominado complexo ativado.

Esse complexo é um grupamento de todos os átomos dos reagentes. Porém, o tempo para formar o complexo ativado indica se uma reação química será mais rápida ou mais lenta que a outra. Assim, a colisão favorável, aliada à energia de ativação, é determinante para a velocidade da reação.

É preciso ressaltar que a energia de ativação não cessa enquanto o complexo ativado não estiver formado.

Para determinar o valor da energia de ativação, então, basta subtrair da energia do complexo ativado a energia dos reagentes.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-energia-ativacao.htm. Acesso em 19 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais