Buscar

A quem é dirigida a apelação ?

artigo 513 CPC

💡 11 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Permitam-me participar dos debates. Primeiramente deve-se ter em mente o que é a Apelação: um recurso, em duas partes, onde a primeira parte é endereça ao juiz sentenciante, e, uma segunda parte que contém as razões de reforma da decisão, endereça ao Tribunal.

Assim, penso que o correto é dizer que ela é dirigida ao Juiz, pois não se permite seja ela dirigida diretamente ao Tribunal, pois, competente para o juízo inicial de admissibilidade é o juízo prolator da sentença. Ainda que as razões (segunda parte) sejam endereçadas ao Tribunal, antes disso, a petição de apelação que é única (composta de duas partes) é dirigida ao juiz.

É que, entendendo o juiz pela deserção, ou que a matéria é contrária à jurisprudência do STJ ou STJ ele pode fazer juízo negativo de admissibilidade, situação em que a apelação não será recebida.

 

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Diego Lacerda Medeiros

O Recurso de Apelação é dirigido ao juiz de primeiro grau, isto é, face ao juízo que proferiu a sentença que padece de reforma, nos termos do art. 514, caput, CPC.

1
Dislike1
User badge image

JOÃO SHINDONG

Apelação deve ser interposta mediante uma petição escrita, não sendo aceita a forma oral. A petição deve ser dirigida ao juiz de primeira instância que proferiu a sentença que se pretende reformar (art. 514 do CPC).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais