Buscar

em bombas cientrifugas afogadas gera cavitaçao?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A cavitação é a formação e o colapso repentino de bolhas de ar cheias de vapor. Este processo ocorre em pontos no interior da bomba onde a pressão desce abaixo da pressão do vapor do líquido bombeado. A pressão do vapor de um líquido é a pressão à qual o líquido começa a ferver ou a evaporar. A cavitação pode danificar a bomba e ocorre quando a altura piezométrica absoluta útil na aspiração (NPSHR) requerida pela bomba não se encontra disponível.

De forma a evitar a cavitação, deverá existir uma pressão mínima denominada altura piezométrica absoluta útil na aspiração disponível (NPSHA) no orifício de aspiração, para que o líquido não ferva nem evapore. É necessário assegurar que a pressão aplicada no orifício de aspiração é sempre superior à pressão do vapor do líquido a uma determinada temperatura do fluido.

Quando uma bomba entra em cavitação, a válvula de controlo no lado da pressão deve ser estrangulada, de forma a reduzir o caudal e, consequentemente, o valor NPSH requerido pela bomba. No entanto, é necessário garantir que o caudal restante tem um volume suficiente para refrigerar e lubrificar a bomba de forma adequada.

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Candido

Geralmente gera cavitação
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais