Buscar

Alguém poderia me explicar o que é a camada subendocardial que conecta o miocardio a camada subendotelial?

💡 3 Respostas

User badge image

Victor Costa.

1) O endocárdio é a camada interna do coração, do qual fazem parte as válvulas cardíacas bicúspide e tricúspide. 

É o homologo da túnica íntima dos vasos sanguíneos. Sendo constituido por endotélio repousado numa camada subendotelial fina de tecido conjuntivo laxo. 

Liga-se ao miocárdio pela camada subendotelial. Existe aqui uma camada denominada subendocardial, que contem vasos, nervos e células de Purkinje. 



2) O miocárdio é o nome do músculo que forma o coração. Trata-se de um tecido composto de células musculares estriadas especializadas que o diferem do tecido muscular esquelético, por exemplo. Esta diferença está na capacidade de contrair-se e relaxar-se rapidamente, algo que não acontece nos músculos esqueléticos. Cada célula do miocárdio possui um núcleo central, uma membrana plasmática chamada de sarcolema, e numerosas fibras musculares (miofibrilas) que são separadas por variáveis quantidades de sarcoplasma. A unidade miocárdica funcional é chamada de sarcômero. É nesta unidade funcional de contração que reside a diferença entre uma fibra muscular miocárdica e uma esquelética. Para que aconteça o fenômeno da contração, é preciso existir condições favoráveis, como uma ótima irrigação e aporte eletrolítico adequado. Estas condições são providas através de uma irrigação otimizada, o que verifica-se pela alta capilarização entre as inúmeras fibras miocárdicas. 

Fim

0
Dislike0
User badge image

Victor Costa.

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/biotech/files/2011/04/Sistema-Circulat%C3%B3rio.pdf

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A camada subendocardial é uma camada de tecido conjuntivo, que contém veias, nervos e ramos do sistema de condução do impulso do coração (células de Purkinje) .


Relembrando a histologia do coração:

Suas paredes são formadas por três túnicas: interna, ou endocárdio; a média, ou miocárdio; e a externa, ou pericárdio.

O endocárdio é composto de endotélio que respousa sobre um cama subendotelial delgada de tecido conjuntivo frouxo que contém fibras elásticas e colágenas e células musculares lisas. A camada subendocardial, composta de tecido conjuntivo conecta o miocárdio a camada subendotelial.

O miocárdio é composto de células musculares cardíacas organizadas em camadas envolvendo as câmaras do coração, e possui a mais espessa das túnicas do coração.

fonte:http://petdocs.ufc.br/index_artigo_id_242_desc_Embriologia_pagina__subtopico_26_busca_

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais