Buscar

Como funciona o equilíbrio ácido-base no organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

André Esteche Wichinhoski

O equilíbrio ácido-base no organismo se dá por uma resposta fisiológica homeostática causada pela alteração de pH.

Se o pH for baixo, tem-se acidose, se o pH for alto, tem-se alcalose;

Os métodos de equilíbrio são diversos, dos quais incluem: sistema renal, respiratório e respiratório.

Por exemplo, se se encontra um quadro de acidose metabólica, haverá mais liberação de íons H+ pelos rins, em casos de alcalose, liberação de H2CO3 (bicarbonato de sódio). No caso do sistema respiratório, pode-se ter acúmulo de CO2, causando uma acidose metabólica.

As respostas fisiológicas se darão até que o problema se cesse, caso contrário, se acometerão patologias.

8
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O equilíbrio ácido-base do organismo é essencial pois muitas reações enzimáticas dependem da manutenção de um estreito limite do pH dos meios extra e intracelulares. Uma ruptura deste equilíbrio pode estar na origem de inúmeros problemas de saúde.Ele é de tal importância que inúmeras funções biológicas estão envolvidas na sua regulação, incluindo a respiração, a excreção, a digestão e o metabolismo celular.


Na circulação sanguínea, substâncias chamadas tampões (bicarbonato, a albumina, a globulina e a hemoglobina) atuam  contra as alterações do pH.  Os rins também reagem ao pH do sangue. Se o sangue for demasiado ácido, os rins excretam na urina o hidrogénio excedente e retêm um excesso de sódio. O fósforo, sob a forma de fosfato, é indispensável a esta troca. O organismo vai buscá-lo nos ossos quando não está disponível de outra forma. Quando o sangue é extremamente ácido, os rins utilizam um método diferente e excretam na urina iões de amônia. Quando o organismo é demasiado alcalino, o processo é invertido para reter os iões de hidrogénio. 


Os pulmões participam também na regulação do equilíbrio ácido-base eliminando o dióxido de carbono do sangue. O dióxido de carbono combina-se no corpo com água para formar ácido carbónico, de tal forma que eliminar o dióxido de carbono equivale a eliminar o ácido. O ritmo respiratório pode variar em função do acidez do corpo, acelerando em condições ácidas para eliminar o dióxido de carbono e abrandando em condições alcalinas para reter os ácidos e reduzir a alcalinidade. Tal como o pH da circulação sanguínea é mantido em controle estreito, o ambiente ácido-alcalino no interior das células é também ele regulado para se manter dentro de limites estreitos.


A regulação pode ser feita graças a bombas nas membranas celulares que permitem ao hidrogénio entrar ou sair das células. Para funcionar, a maior parte destas bombas precisam de fósforo e de magnésio. A regulação do pH no interior das células pode também fazer-se por modificações das reações químicas produzindo quantidades de hidrogénio mais ou menos significativas.


Portanto,na circulação sanguínea, substâncias chamadas tampões (bicarbonato, a albumina, a globulina e a hemoglobina) atuam  contra as alterações do pH.  Os rins também reagem ao pH do sangue.

Fonte:http://www.nutranews.org/sujet.pl?id=1273&langue_id=7

2
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais