Buscar

Um paciente com esquizofrenia (doença psiquiátrica em que o doente perde o contato com a realidade e vive em um mundo atípico, ouvindo vozes e vendo

imagens inexistentes) está excitado com a sensação de estar sendo perseguido e entra em estado adrenérgico intenso (hiperprodução de epinefrina) ficando agitado e ofegante. Sabendo-se que a epinefrina é estimulante do sistema respiratório, pode-se esperar que este paciente venha a apresentar um quadro de desiquilíbrio ácido básico caso persista a excitação? Justifique sua resposta.

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Carolina Ruiz de Lima

Como a epinefrina é um estimulador do sistema nervoso simpático ocorre como consequência um aumento da frequência respiratória através de bronquiodilatação e isso se apresentará no individuo como uma hiperventilação, ou seja, ao respirar mais rápido ele eliminará mais CO2, fazendo com o equilíbrio ácido-básico do organismo representado por essa equação: H20 + CO2 = H2CO3 = H+ + HCO3- se desloque para esquerda, consequentemente diminui a quantidade de H+ no organismo, aumentando o pH, levando ao quadro clínico de alcalose respiratória. 

 

1
Dislike0
User badge image

Julia campos

Obrigadaa
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A acidose é um distúrbio caracterizado pelo baixo valor do pH sangüíneo. Esse distúrbio é causado por acúmulo de ácidos devido ao funcionamento insuficiente dos pulmões, rins ou sistemas tampão. Pode ter causa respiratória ou metabólica.


Acidose Respiratória

É caracterizada pela diminuição do pH e aumento na pCO2 (principal ácido no sangue) e ocorre devido a uma hipoventilação pulmonar, levando ao acúmulo de CO2.


Portanto, sim, haverá um desequílibrio ácido básico caso persista a excitação porque haverá acumulo de CO2.

 

Fonte:http://www.ufrgs.br/leo/site_ph/acidose.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais