Buscar

Como calcular a força vetor resultante a partir da lei de coulomb

💡 1 Resposta

User badge image

Douglas Resende

k é uma constante de proporcionalidade denominada por constante de coulomb, cujo valor é:

k = 8,988 x 109 N.m2/C2 » 9,00 x 109 N.m2/C2 .

A constante k é denominada permitividade do vácuo  e algumas vezes é escrita em termos de uma outra constante Îo. Estas duas constantes estão relacionadas por;

 .

        Com esta definição notamos que 1Coulomb (1C) é a quantidade de carga a qual, colocada em dois objetos puntiformes, separados por um distância de 1 metro, resultará o aparecimento de uma força em cada objeto igual a F = 9,00 x 109 N. Comparando com as forças gravitacionais, por exemplo, podemos dizer que é uma força enorme, pois ela é equivalente um peso de 1 milhão de toneladas. 
        No caso de cargas produzidas por atrito entre objetos são tipicamente da ordem de micro-coulomb ( 1m C = 10-6C ) ou menos. A carga de um elétron, por outro lado, é igual a 1,602 x 10-19 C e seu sinal é negativo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para calcular a força vetor resultante você deve calcular a força , por Coulomb, em cada direção e depois somar esses vetores.


Por exemplo, o vetor de uma carga negativa aponta para o lado esquerdo do eixo x e outra força de uma carga positiva está apontando para a direita do eixo x. 


Suponhamos que o vetor da primeira força seja \(-10i\)  e o da segunda \(5i\). O vetor resultante é \(-5i\) , ou seja, apontando para a esquerda.


Uma das forças pode estar apontando no eixo y e a outra no eixo x, por exemplo. Nesse caso, calcula-se novamente por Coulomb cada força separada e depois retira a resultante fazendo um triângulo e utilizando pitágoras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais