Buscar

Explique o sistema circulatório

💡 3 Respostas

User badge image

Sara Storch

Os componentes do sistema cardiovascular são:

→coração – órgão central da circulação. Todo sangue que se destina ao corpo, sai do coração. Todo sangue do corpo volta para o coração.

→Artérias – que saem do coração. Conhecidas como sistema arterial.

→Veias – que chegam ao coração. Conhecidas como sistema venoso.

-Artéria: Levam sangue do coração para todo o corpo. Suas paredes são espessas e dilatáveis.

- Veia:Levam sangue do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as das artérias.

-Capilares : Levam sangue aos tecidos para fornecer oxigênio para as células. Ligam artérias e veias.

Artérias:Conduzem o sangue(rico em O2) sobre pressão relativamente alta do coração e distribuem para o corpo. Podem ser classificadas de acordo com o calibre em : grande,médio,pequeno calibre e arteríolas.Possuem elasticidade para manter o fluxo constante.No cadáver tem cor branca-amarelada.No vivo,nem sempre é possível distinguir sua cor.Em geral,estão no sentido de tensão longitudinal.Suas paredes são mais espessas,diâmetro externo é menor e sua luz é mais estreita. Tem a túnica media mais espessa que a túnica adventícia. Tem uma lamina elástica interna durante quase todo seu trajeto,o que não existe nas veias.

Veias: vasos nos quais o sangue circula centriptamente em relação ao coração,transportam sangue que já sofreu trocas com os tecidos,da periferia para o centro do sistema.Nos vivos,tem coloração azul escura.Apresentam nodosas devido à presença de válvulas.Normalmente não pulsam e não jorram sangue quando seccionadas. Tem parede mais delgada,diâmetro externo é maior e sua luz é mais ampla. Tem túnica adventícia mais espessa que a túnica media. Há mais veias que artérias.

As válvulas venosas interrompem a coluna de sangue, aliviando assim a pressão nas partes mais baixas,só permitindo que o sangue venoso flua em direção ao coração,mas não no sentido inverso.Impedem o refluxo sanguíneo causado pela gravidade.

Capilares são os vasos sanguíneos mais finos e numerosos.Unem os lados arterial e venoso da circulação e permitem a troca de matérias com o líquido extracelular ou intersticial. São organizados,geralmente,em leitos capilares,redes que unem arteríolas e vênulas.O sangue entra nos capilares por meio das arteríolas que controlam o fluxo e é drenado pelas vênulas.

As anastomoses arteriais são conexões entre duas ou mais artérias que favorecem a irrigação dos órgãos.São importantes no encéfalo,coração e predominantes ao redor das articulações. A sua importância é que,se uma das artérias é obstruída,a outra pode ser uma via alternativa (anastomose) para irrigar o órgão suprido.

A circulação pulmonar tem inicio no ventrículo direito de onde o sangue é bombeado para a rede de capilares dos pulmões. Ao passar pelos pulmões, o sangue elimina CO2 e recebe O2. No interior dos alvéolos pulmonares ocorre a hematose que consiste na troca de sangue venoso em sangue arterial.Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo por meio da veia pulmonar.  Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.

A circulação sistêmica tem inicio no ventrículo esquerdo impulsiona o sangue rico em O2 (proveniente da circulação pulmonar) para a rede de capilares dos tecidos em todo o organismo.Há troca de O2 e nutrientes por CO2. Após as trocas,o sangue retorna pelas veias do átrio direito. Responsável por levar O2 para todo o corpo. Em síntese,é uma circulação coração-tecido-coração.

3
Dislike0
User badge image

Amanda Nayara

O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O termo sistema circulatório se refere ao conjunto de tecidos e órgãos responsáveis por levar nutrientes e oxigênio a todas as células de um organismo e extrair os resíduos gerados. O sistema circulatório é composto principalmente pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue. Dependendo do organismo, este tipo de sistema pode apresentar diversas características. O sangue é impulsionado pelo coração e durante sua trajetória passa pelos pulmões para ser oxigenado e assim servir como meio de combustão às células. Qualquer problema evidenciado no sistema circulatório pode levar à morte como consequência de sua delicadeza.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais