Buscar

Descreva o processo sensorial de cada um dos sentidos

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Galdino

Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos. Os receptores podem ser classificados de várias formas, sendo a mais comum a classificação de acordo com o estímulo que podem processar. De acordo com a natureza do estímulo, podemos classificar os receptores em:

  • Quimiorreceptores: Respondem a estímulos químicos. 

  • Fotorreceptores: Respondem a estímulos luminosos. 

  • Mecanorreceptores: Respondem a estímulos como pressão, tensão e som. Nesse último caso, alguns autores preferem chamá-los de fonorreceptores. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Processos Psicológicos Básicos.


Os processos psicológicos básicos apresentam sentidos como percepção, memória, atenção, sensação, sentimento, linguagem e comunicação. Esses sentidos indivíduo.

A percepção se refere a captação de estímulos do meio através dos órgãos dos sentidos, dependendo da visão, olfato e tato. O processo sensorial da percepção consiste em adquirir, selecionar e organizar as informações através dos estímulos recebidos pelos órgãos dos sentidos, proporcionando interpretações encaminhadas ao tálamo até o córtex cerebral.

A memória é capaz de permitir a codificação, armazenamento e recuperação de dados, possibilitando a integração de histórias, sentimentos e sensações. É classificada em memória de curto prazo, memória de longo prazo, autobiográfica, episódica e sensorial.

O processo sensorial da memória se inicia pela codificação a qual a informação é registrada e mantida ativa para seu processo de armazenamento. No armazenamento, a informação codificada é guardada até ser evocada. Na evocação, a informação armazenada é recuperada para a utilização de outros processos cognitivos como pensamento, linguagem e etc.

A atenção se encarrega em concentrar recursos entre diversos estímulos variados, proporcionando foco em determinados estímulos capazes de reagir no momento.

O processo sensorial da atenção é dividido entre os estímulos externos e internos. Os estímulos externos são fatores de intensidade como iluminação, som, imagens e novidades, podendo modificar a eficácia da atenção. Já os estímulos internos se relacionam aos interesses e objetivos na atividade realizada.

A sensação detecta sons, odores e objetos, através da codificação sensorial e motora das mensagens no meio, variando as sensações de acordo com sua intensidade. São captadas pelos principais sentidos – audição, olfato, visão, tato e paladar.

O processo sensorial da sensação ocorre com o tratamento e seleção de informações, classificado como tipo inferior e superior respectivamente. O tipo inferior analisa a captação dos estímulos, enquanto o tipo superior é influenciado pela mente humana através de experiências e expectativas. Desta forma, as informações captadas pelos órgãos dos sentidos, são encaminhadas pelo sistema nervoso central diretamente ao córtex cerebral, onde ocorre a decodificação ou codificação.

O sentimento é considerado pela visão evolucionista a evolução das emoções, pois as emoções são necessárias e inconscientes, enquanto os sentimentos são próprios e conscientes apresentando um entendimento e racionalização da emoção. O processo sensorial do sentimento é baseado em emoções, sensações e percepções, sendo imprescindível a disposição mental de decisão em relação a si próprio.

A linguagem é a forma de comunicação e representação de um indivíduo para se expressar no meio social, proporcionando um maior desenvolvimento por meio de trocas de informações.

O processo sensorial da linguagem consiste na codificação de informações com tratamento cognitivo e funções psíquicas, relacionando a representação com a transmissão de conhecimentos entre indivíduos.

A comunicação é essencial para a linguagem, diferindo com a representação de um pensamento, transmitindo as mensagens entre um emissor e um receptor. O processo sensorial da comunicação se estabelece por meio de conexões entre estímulos e respostas em comportamentos, sendo dependente do meio social.


Portanto, o processo sensorial de cada um dos sentidos é:

A percepção consiste em adquirir, selecionar e organizar as informações através dos estímulos recebidos pelos órgãos dos sentidos, relacionados ao externo proporcionando interpretações, levados até o tálamo e encaminhado diretamente ao córtex cerebral.

A memória se inicia pela codificação a qual a informação é registrada e mantida ativa para seu processo de armazenamento. No armazenamento, a informação codificada é guardada até ser evocada. Na evocação, a informação armazenada é recuperada para a utilização de outros processos cognitivos como pensamento, linguagem e etc.

A atenção é dividida entre os estímulos externos e internos. Os estímulos externos são fatores de intensidade como iluminação, som, imagens e novidades, podendo modificar a eficácia da atenção. Já os estímulos internos se relacionam aos interesses e objetivos na atividade realizada.

A sensação ocorre com o tratamento e seleção de informações, classificado como tipo inferior e superior respectivamente. O tipo inferior analisa a captação dos estímulos, enquanto o tipo superior é influenciado pela mente humana através de experiências e expectativas. Desta forma, as informações captadas pelos órgãos dos sentidos, são encaminhadas pelo sistema nervoso central diretamente ao córtex cerebral, onde ocorre a decodificação ou codificação.

O sentimento é baseado em emoções, sensações e percepções, sendo imprescindível a disposição mental de decisão em relação a si próprio.

A linguagem consiste na codificação de informações com tratamento cognitivo e funções psíquicas, relacionando a representação com a transmissão de conhecimentos entre indivíduos.

A comunicação se estabelece por meio de conexões entre estímulos e respostas em comportamentos, sendo dependente do meio social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais