Buscar

prova da unidade 1 e 2 de políticas de saúde ?

💡 8 Respostas

User badge image

Giovana Taline

 

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a criação do SUS.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
(   ) O  texto  constitucional  demonstra  claramente  que  a  concepção  do  SUS  estava  baseada  em um  modelo  de  saúde  voltado  para  as  necessidades  da  população,  procurando  resgatar  o  compromisso  do  Estado  para  com  o  bem-estar  social. 
(   ) O  texto  constitucional  permite  que  as  instituições  privadas  participem  de  forma  complementar  do  Sistema  Único  de  Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.  
(   ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de  todos os cidadãos, sendo  dever do Estado garantir sua promoção, sua proteção e sua recuperação.  
As afirmativas são, respectivamente:

R:V, F e V.

Comentário: a primeira frase é verdadeira, pois quando o texto constitucional determina que a Saúde é um dever do Estado, está fazendo o resgate do compromisso do Estado. A segunda frase é falsa, pois qualquer instituição privada poderá participar de maneira complementar. A terceira frase é verdadeira, pois para que seja garantida a saúde para todos como direito, o Estado deve fornecer assistência em todas as suas necessidades.

A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, determina que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta, das fundações mantidas pelo poder público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa privada poderá participar do SUS, em caráter:

R: Complementar

Comentário: a iniciativa privada poderá complementar com seus serviços e atividades a necessidade da demanda recebida pelo SUS, pelo contrato firmado entre o governo e a instituição.

A Lei Orgânica da Saúde – LOS (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990), no que tange à iniciativa privada, dispõe que: 
I - A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. 
II - A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. 
III - Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. 
IV - As ações e os serviços de saúde pela iniciativa privada não necessitam ser organizadas de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. 
Assinale a alternativa correta:

R: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

comentário: as frases I, II e III estão corretas, pois refletem exatamente o que está na Lei 8.080, e a frase IV está incorreta pois de acordo com o art. 8º, do Capítulo III, da referida Lei, a iniciativa privada deve ser organizada também de forma regionalizada e hierarquizada.

A adoção de um novo modelo de atenção à saúde no Brasil ocorreu com a Constituição Federal de 1988, sendo posteriormente regulamentado o Sistema Único de Saúde – SUS – em 1990. Com relação ao SUS, é correto afirmar que houve a:

R: nstituição do princípio da hierarquização e regionalização do atendimento por regiões sanitárias em um sistema de acesso por níveis de complexidade.

Comentário: reflete a necessidade de que para a organização dos serviços de saúde se dê de maneira adequada a atender as necessidades de acordo com o grau de complexidade, os usuários devem ter entrada no sistema, pelos serviços de sua região.

Em relação aos recursos humanos que atuam no SUS, são feitas as afirmações a seguir. 
I - Os cargos e as funções de chefia, direção e assessoramento só poderão ser exercidos em regime de tempo integral. 
II - Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos somente poderão exercer suas atividades em um único estabelecimento do SUS. 
III - Somente poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS os ocupantes de cargos ou funções de chefia, direção ou assessoramento. 
Está correta a alternativa: 

R: I, II e III.

Comentário: a frase I está correta, pois representa o art. 28, do Título IV, da Lei 8.080/90. A frase II está correta, pois representa o § 1º, do art. 28, da Lei. 8080/90 e a frase III está correta, pois representa o § 2º, da Lei 8.080/90.

No Brasil, constitui um marco comum para a Previdência Social a denominada Lei Eloy Chaves que instituiu: 

R: Caixas de aposentadoria e pensão.

Comentário: em um contexto de rápido processo de industrialização e acelerada urbanização, a lei vem apenas conferir estatuto legal a iniciativas já existentes de organização dos trabalhadores por fábricas, visando a garantir pensão em caso de algum acidente ou afastamento do trabalho por doença e uma futura aposentadoria.

O SUS foi criado em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS tem cerca de 6,1 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil Equipes de Saúde da Família (ESF). 
A respeito do SUS, assinale a opção correta.

R: Compete ao SUS, nos termos da lei, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

Comentário: no Capítulo II, da Seguridade Social, Seção II da Saúde, da Constituição Federal de 1988, estão descritas no art. 200 as atribuições do SUS, e dentre elas está no item VI, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

Podemos identificar dois modelos que tiveram grande importância no enfrentamento dos problemas de saúde no Brasil. São modelos moldados por lógicas totalmente distintas, por vezes até contraditórias, mas que ilustram bem a evolução dos modelos assistenciais de acordo com os condicionantes econômico-sociais e culturais. Trata-se do sanitarismo campanhista e do assistencialismo médico. São características do modelo sanitarismo campanhista, exceto:

R:Acesso à população definida.

Comentário: o modelo sanitarista tem como um dos seus princípios atender a toda e qualquer população independente da área ou característica da mesma.

Sobre os princípios do SUS, analise as afirmativas abaixo e marque a que estiver correta. 
I – O SUS é um sistema de abrangência nacional, porém coexistem, em seu âmbito, subsistemas em cada estado e em cada município. 
II – A rede SUS é organizada de forma centralizada e com nível de complexidade decrescente. 
III – A participação social, condição essencial na estrutura do SUS, materializa-se pela existência e pelo funcionamento dos conselhos de saúde nos três níveis de governo e pela realização das conferências de saúde. 
Está correta a alternativa:

R: Apenas I e III.

Comentário: a frase I está correta, pois o SUS é um sistema de saúde descentralizado, com níveis de atenção determinados para os estados e para os municípios, mas com articulação pelo Governo Federal. A frase II está errada, por dizer que é um sistema centralizado e com nível de complexidade decrescente, sendo exatamente o oposto pelas suas diretrizes, um sistema descentralizado e com hierarquização do sistema.

“Os ideais propostos pela reforma sanitária trazem uma ampliação do conceito de saúde e a democratização do setor saúde, reordenamento do sistema de saúde, mudanças do modelo de assistência e das práticas sanitárias. Essas mudanças perpassam pela construção e pela consolidação do Sistema Único de Saúde – o SUS, em seus princípios e diretrizes, de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação popular, que demandam novos perfis de profissionais para a organização e prática do novo modelo assistencial, na perspectiva da integralidade da assistência.” (BORGES & NASCIMENTO, 2004).

Esse processo de mudança do SUS, iniciado na década de 1980, é denominado:

R: Municipalização.

Comentário: com os conceitos do SUS, baseados em suas diretrizes e seus princípios, ficou muito clara a necessidade de ordenação do sistema transferindo para os municípios a responsabilidade pelo controle local dos seus sistemas de saúde, pois para o gestor que está mais próximo da sua população é mais fácil a identificação de suas necessidades.

A implementação da Política Nacional de Humanização – PNH – pressupõe vários eixos de ação que objetivam a institucionalização, difusão desta estratégia e, principalmente, a apropriação de seus resultados pela sociedade. 
Considerando o que propõe cada um desses eixos, assinale a afirmativa correta.

R: No eixo da atenção, propõe-se uma política incentivadora do protagonismo dos sujeitos e da ampliação da atenção integral à saúde, promovendo a intersetorialidade.

Comentário: no eixo da atenção da PNH, a importância em realizar um atendimento baseado na integralidade e na intersetorialidade garante ao usuário o atendimento a todas as suas expectativas relacionadas ao seu problema de saúde, já que fica garantido o seu acompanhamento com especialistas e, eventualmente, a realização de exames complementares, bem como com a interação com outros setores, como o encaminhamento a outra secretaria (assistência social, educação e trabalho).

Assinale a alternativa que não indica uma orientação estratégica para a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH):

R: Fortalecer grupos de trabalho de humanização a fim de desestimular o conceito de clínica ampliada e estimular diferentes práticas terapêuticas.

Comentário: a política de humanização defende que o conceito de clínica ampliada seja fortificado, pois apenas com o entendimento do paciente de maneira holística é possível identificar causas que não sejam relacionadas a uma condição física, bem como é possível indicar em algumas situações tratamento não medicamentoso.

Calcular a repercussão da violência para a saúde, em todos os seus tipos e em todos os sistemas que são utilizados para esse apoio, é muito difícil, em especial em relação ao impacto econômico-financeiro na produtividade daquela sociedade. São exemplos de aumento de custos na saúde pela violência, EXCETO:

R: Gastos com folha de pagamento com profissionais especializados.

Comentário: o impacto de gastos com profissionais mais especializados em uma instituição de saúde não se dá por atendimento de vítimas de violência, mas sim pela necessidade de serviço da instituição.

Nos serviços de saúde, não é raro encontrarmos situações que podem configurar violência institucional, como em casos de insatisfação do funcionário relacionados ao ambiente e à política institucional e em ocorrências relativas ao sofrimento do paciente pela falta de resolutividade esperada do serviço, o que acaba gerando um estado de tensão. São exemplos de violência institucional, EXCETO:

R: Agressão física em razão de legítima defesa.

Comentário: a legítima defesa, em situações de risco de violência, ou após a sua efetivação, poderá, em alguns casos, terminar com a vítima agredindo o agressor, seja ele o trabalhador, o usuário ou o gestor.

O Sistema Único de Saúde (SUS) entrelaçado com a Política Nacional de Humanização (PNH), tendo como foco a problemática do trabalhador da saúde, considera:

R: A fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais.

Comentário: a PNH entende que há uma grande necessidade de valorização do trabalhador da saúde, de maneira a integrar todas as ações do processo de trabalho com as relações dos diferentes profissionais.

O método da Política Nacional de Humanização (PNH) inverte a concepção tradicional de um caminho traçado para atingir determinado objetivo, preconizando que as metas sejam construídas a partir do agenciamento de movimentos coletivos. Para tanto, definiu-se o método da tríplice inclusão, que comporta a inclusão:

  1. Dos diferentes sujeitos – usuários, trabalhadores e gestores – como protagonistas dos processos de atenção e gestão do SUS. 
    II. Dos efeitos de desestabilização das práticas tradicionais e a invenção de novos modos de produzir saúde, que decorrem da inclusão dos diferentes sujeitos e se manifestam como analisadores sociais. 
    III. Dos movimentos coletivos sociais e de novos regimes de sensibilidade que se manifestam na cultura. 
    IV. Dos modelos de atenção centrados na relação queixa-conduta. 
    V. Do sistema público de saúde verticalizado, hospitalocêntrico e de atenção tecnológica. 
    É correto o que consta APENAS em: 

R:I, II e III

Comentário: a frase IV está errada, pois de acordo com as diretrizes da PNH, os modelos de atenção devem estar voltados para a clínica ampliada, de maneira que a queixa do paciente deve ser analisada avaliando todo o contexto em que o paciente vive. A frase V está errada, pois o sistema de saúde deverá ser horizontal, baseado de maneira a valorizar a ações de promoção e de prevenção.

Para a redução de custos com tratamento e reabilitações, o ideal é que aconteçam intervenções da saúde pública, com características nos diferentes níveis de prevenção. A prevenção dada a uma mulher vítima de estupro que teve seu acolhimento e atendimento médico priorizado em relação aos demais é a característica de:

R: Prevenção secundária.

Comentário: a prevenção secundária é caracterizada pela abordagem ser centrada no atendimento imediato à violência, compreendendo medidas de diagnóstico e tratamento precoce dos casos, com o objetivo de limitar os danos quando a violência já ocorreu.

Uma das diretrizes de maior relevância ética/estética/política da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS é o:

R: Acolhimento

Comentário: o acolhimento é uma das diretrizes de maior relevância, pois se inicia com ele o processo de um atendimento humanizado. Com um acolhimento feito com uma escuta qualificada, a resolução da demanda do paciente será muito mais efetiva.

Uma instituição de saúde pode apresentar diversos problemas referentes à organização. Por outro lado, sabe-se que o Ministério da Saúde possui novas políticas de gestão que têm como nome Política Nacional de Humanização (PNH). As diretrizes do PNH expressam o método da inclusão. 
Assinale a alternativa que está em desacordo com as diretrizes do PNH:

R: Gestão verticalizada

Comentário: de acordo com a PNH, a forma de gestão indicada é a gestão compartilhada ou participativa, em que trabalhadores, empregador e usuários discutem os melhores meios para a resolução dos problemas.

É entendida como uma desordem dissociativa, caracterizada por sentimentos de irrealidade, de ruptura com a personalidade, processos de amnésia e apatia. Essa é a definição de:
 R: Despersonalização

Comentário: obnubilação significa alteração da consciência e se caracteriza pela diminuição do senso percepção, lentidão da compreensão e da elaboração das impressões sensoriais. Desrealização significa que o indivíduo fica em uma experiência de alienação do seu mundo externo. Distresse é quando a situação de estresse gera conflitos negativos para a própria pessoa, ao contrário do eutresse quando a situação estressante é positiva.

A Convenção no 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da Segurança e Saúde dos Trabalhadores, foi ratificada e promulgada no Brasil na década de 1990. Entre seus postulados, assinala a “necessidade de estudos periódicos, globais ou referentes a determinados setores, da situação em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e meio ambiente de trabalho, para identificação de problemas principais, proposição e priorização de medidas e avaliação de resultados.” No referido texto, o propósito da OIT foi:

R: Estimular a realização de pesquisas, tais como as epidemiológicas e as ergonômicas

A partir do referencial das teorias comunicativas, é importante ter presente que a linguagem verbal é uma forma evoluída de comunicação, que funciona lado a lado com outras formas mais primitivas (gestos e expressões corporais) ou de natureza distinta (escrita, pintura e música).
A linguagem verbal tem um conteúdo e um corpo, que é denominado paralinguagem e se refere ao som ou à qualidade de voz que acompanha a fala (altura, tom e ritmo). A paralinguagem revela muito sobre a situação que a pessoa que fala se encontra. A linguagem não verbal compreende várias formas e canais de expressão. Os principais são: expressões, gestos, contato visual, posturas corporais (cinésica) e uso do espaço, distâncias, território (proxêmica). Desta forma são sinais desqualificam a coerência de um processo de comunicação:

R: Mudanças bruscas de assunto (responde-se algo que nada tem a ver com o assunto em pauta, dando a impressão de não ter ouvido ou presenciado a conversa).

Comentário: quando a comunicação verbal não está coerente com a não verbal, tanto por parte do paciente como do profissional, pode ocorrer uma de dupla mensagem. A incoerência entre a expressão verbal e não verbal de forma indecisa sobre qual das mensagens transmitidas é verdadeira e, portanto, qual deve ser considerada. Por isso, a importância de o profissional de saúde saber decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia para estabelecer o diagnóstico e plano terapêutico adequado.

A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão arranjadas em uma pirâmide de importância e influência do comportamento humano, na qual se destaca a de estima, que envolve necessidades que:

R:Se relacionam à maneira como a pessoa se vê e se avalia, compreendendo a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de reconhecimento, de prestígio e de consideração.

Comentário: as necessidades de estima passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos, já que o ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento.

Acerca da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), assinale a alternativa correta.

R: Uma organização que busca o alcance da QVT deve lançar mão dos processos de levantamento e avaliação de interesses, demandas e necessidades da equipe.

Comentário: a implantação da Política Nacional de Humanização busca implantar, estimular e fortalecer Grupos de Trabalho de Humanização com um plano de trabalho definitivo para a melhoria das condições de trabalho, e na busca destas melhorias para que se alcance a qualidade de vida necessária é importante que o trabalhador tenha suas expectativas atendidas.

Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar:

R: Eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos ocupacionais.

Comentário: nas instituições de saúde, é presente as condições de riscos ocupacionais em todos os setores. Uma maneira de garantir que uma política de humanização com valorização do trabalhador tenha sucesso é eliminando ou minimizando esses riscos, com o objetivo de reduzir acidentes e doenças e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Analisando o papel da linguagem e apresentação dos conteúdos na motivação da atenção do  público às mensagens na área da saúde, observamos que várias mensagens e campanhas veiculadas na mídia não alcançam seus objetivos. Podemos atribuir a ineficiência da comunicação das campanhas às formas como as pessoas processam as informações, à medida que são expostas a elas. Assim, de que maneira podemos melhorar o entendimento de uma população sobre uma comunicação em saúde?

R:Adequando a informação a ser dada às características culturais e sociais de uma determinada população.

Comentário: somente fazendo uma adequação de uma informação para cada população, conseguiremos atingir o objetivo final que é o entendimento e a compreensão do assunto. Motivando as pessoas com informações que representam o seu cotidiano, fica mais fácil o entendimento

O campo da comunicação não ficou imune ao intenso processo de produção científica e tecnológica no mundo atual. Na saúde e em outras áreas de intervenção social, repercutiu amplamente o modelo comunicacional inspirado na teoria dos dois fluxos de comunicação, que atribuía um papel fundamental às lideranças comunitárias, consideradas ‘elos-chave’ na busca de maior sintonia entre emissor (autoridades) e receptor (população). Por esse conceito, podemos afirmar que a condição que favorece a comunicação do usuário nos serviços de saúde se dá por:

R:Participação social.

 

5
Dislike2
User badge image

Girlene Carrion


O trabalho em saúde “é um trabalho essencial para a vida humana e é parte do setor de serviços. É um trabalho da esfera da produção não material, que se completa no ato de sua produção. [...] O produto é indissolúvel do processo que o produz, é a própria realização da atividade. O trabalho em saúde envolve um trabalho profissional, que exige conhecimentos e técnicas especiais para assistir o indivíduo ou grupo com problemas de saúde ou com risco de adoecer, em atividades de cunho investigativo, preventivo, curativo ou com o objetivo de reabilitação.”

(PIRES, D. “Organização do trabalho na saúde” in LEOPARDI, M. T. (org.). O processo de trabalho em saúde: organização e subjetividade. Florianópolis: Papa-Livros, 1999. p. 176.)

A respeito das relações humanas no processo de trabalho em saúde e com base no texto citado, analise as afirmativas a seguir:

I. O trabalho em saúde diz respeito à vida humana e faz parte do setor de serviço.

II. O trabalho em saúde é fruto de um contexto produtivo e relacional que envolve saberes e ações.

III. O trabalho em saúde resulta em um produto material gerado por diferentes profissionais da área.

Assinale:



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais