Buscar

Explique a cláusula "rebus sic stantibus".

Explique a cláusula "rebus sic stantibus".

💡 5 Respostas

User badge image

Carlos William

Rebus sic stantibus representa a Teoria da Imprevisão e constitui uma exceção à regra do Princípio da Força Obrigatória. Trata da possibilidade de que um contrato seja alterado, a despeito da obrigatoriedade, sempre que as circunstâncias que envolveram a sua formação não forem as mesmas no momento da execução da obrigação conratual, de modo a prejudicar uma parte em benefício da outra. Há necessidade de um ajuste no contrato.

Rebus Sic Stantibus = "enquanto as coisas estão assim"

3
Dislike0
User badge image

Luccas Fernandes

Minha resposta: 

Essa cláusula é o fundamento da Teoria da Imprevisão, que é uma exceção ao Principio da Força Obrigatória dos Contratos. Essa cláusula traz a possibilidade de um contrato ser alterado, pelo fato dos tempos serem outros, com relação a obrigatoriedade, de uma forma que prejudique apenas uma das partes, porém essa cláusula deve estar disposta no contrato. Em uma tradução livre do latim, rebus sic stantibus significa: “deixando as coisas como estão”.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Souza

A expressão rebus sic stantibus consiste, resumidamente, em presumir, nos contratos comutativos, uma cláusula implícita, segundo a qual os contratantes estão adstritos ao seu rigoroso cumprimento, no pressuposto de que as circunstâncias do momento da contratação se conservem inalteradas no momento da execução contratual, ou seja, permaneçam idênticas às que vigoravam no momento da celebração.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais