Buscar

Quais são as principais idéias desse materialismo defendido por Marx e Engels?

Os pensadores Marx  e Engels observaram no século xix, que o avanço técnico aumentou o poder humano sobre a natureza e trouxe riqueza e progresso, mas também trouxe a exploração crescente da classe operaria. Eles tiveram uma inspiração no pensamento do filosofo Hegel, mas passaram a defender o chamado materialismo histórico. Quais são as principais idéias desse materialismo defendido por Marx e Engels?

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia.


O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels, apesar de os referidos nunca terem empregado essa expressão.

Visando renovar o socialismo, Marx e Engels realizaram um complexo exercício de reflexão sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades. Como resultado, obtiveram uma série de princípios que fundamentaram o marxismo, também conhecido como socialismo científico.

As principais ideias desse materialismo consiste em que a oposição que se desenvolvia entre nobres e camponeses na Idade Média seria uma variante da mesma relação entre a burguesia e o proletariado; os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado, com a função de assumir os meios de produção e socializar igualmente as riquezas.


Portanto, as principais ideias desse materialismo consiste em que a oposição que se desenvolvia entre nobres e camponeses na Idade Média seria uma variante da mesma relação entre a burguesia e o proletariado; os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado, com a função de assumir os meios de produção e socializar igualmente as riquezas.

5
Dislike0
User badge image

Fernanda Maria

O trabalho teórico de Karl Marx está fundamentado no que ele chamava de concepção materialista da história. O período em que ele viveu foi marcado pelas grandes mudanças causadas pelo crescente processo de industrialização dos países europeus. Marx testemunhou o crescimento das indústrias e fábricas, o inchamento dos meios urbanos e o consequente aumento vertiginoso das desigualdades sociais. De acordo com a concepção materialista, fundamentada por Marx e Friedrich Engels, as mudanças sociais que se passam no decorrer da história de uma sociedade não são determinadas por ideias ou valores. Na verdade, essas mudanças são influenciadas pela realidade material, isto é, a situação econômica dos atores da sociedade em questão.

2
Dislike0
User badge image

Josilea de jesus Lea

para Marx o modo pela qual a produção do material de uma sociedades é realizada constitui o fator determinante do desenvolvimento e das transformações sociais e históricas
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais