Buscar

Quais são as fases dos ciclos de vida das organizações segundo ADIZES?

💡 3 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Segundo ADIZES (2002, p.4), ”Viver significa resolver problemas ininterruptamente. Quanto mais plena for a vida, mais complexos os problemas a serem resolvidos. O mesmo se aplica as organizações.” 
Dentro deste raciocínio, pensando nos aspectos econômicos, dois estágios onde a empresa necessita de um empenho financeiro maior e de uma análise econômica, visto ser um problema para seus fundadores, temos em destaque o estágio da Infância e da Pré-Adolescência.
Na Infância o empenho financeiro é crucial, pois a tendência é o fluxo de caixa negativo, portanto requer disponibilidade de caixa, para um crescimento saudável e equilibrado. Naturalmente, partindo para um novo estágio, o da Pré-Adolescência, a empresa está florescendo e ao mesmo tempo quer avançar em muitas direções diferentes, e para não se descuidar em relação aos investimentos, necessita de uma análise econômica. Neste estágio, a empresa tem crescimento econômico e lucratividade, porém descuida-se de uma análise econômica, podendo por tudo a perder por negócio mal-feito.
Empenho financeiro não significa apenas uma maior quantidade de recursos financeiros investidos, são infusões periódicas de dinheiro como capital de giro, pois é o capital de giro que irá financiar as atividades operacionais da empresa.
Nos primeiros estágios de uma organização faz necessário empenho financeiro, injetando recursos na empresa e conforme vai amadurecendo a análise econômica tem que ser uma realidade, pois será a mola propulsora para o crescimento da empresa.

1
Dislike0
User badge image

Lucas Gonçalves

Ichak Adizes definiu estágios onde as empresas crescem e morrem, comparado como organismos vivos.

Os diversos estágios de crescimento são apresentados nesta seqüência: Infância, Pré-Adolescência (Toca-Toca), Adolescência, Plenitude, Estabilidade, Aristocracia, Pré- Burocracia, Burocracia e Morte.

0
Dislike0
User badge image

José Aparecido

Vimos na Unidade 5 que Adizes (2002) definiu estágios segundo os quais as empresas crescem e morrem, comparando-as a organismos vivos.

O texto a seguir refere-se a que estágio?

"Nessa etapa, já começa acontecer a mudança de liderança, do empreendedor ao gerente profissional. É inadmissível qualquer espécie de 

desentendimento entre sócios e administradores. Aqui, a prioridade é organizar o andamento da empresa e, assim sendo, reuniões acontecem com grande frequência".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais