Buscar

O que é iluminação zenital?

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Gomes

Iluminação zenital é uma técnica bastante utilizada com a intenção de fazer com que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação. Usa-se este processo quando há um certo tipo de deficiência com a iluminação lateral – das janelas. É recomendada em ambientes profundos e espaçosos. As aberturas não podem ser superior a 10% da área do piso, podendo resultar em diversos problemas térmicos. 

Vantagens: Oferece maior uniformidade e iluminação sobre o local. A ventilação do espaço ocorre naturalmente pela facilidade de propiciar o efeito chaminé.

Desvantagens: É mais complicada a manutenção em relação à janelas. Há uma dificuldade maior para proteger os objetos da luz solar e da ventilação. 

2
Dislike0
User badge image

karine freitas

É quando a iluminação natural entra numa edificação atravez de uma clara boia, por exemplo.

1
Dislike0
User badge image

manoella monetto

Iluminação zenital é uma técnica bastante utilizada com a intenção de fazer com que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais