Buscar

Se o valor da causa for maior que 60 salários mínimos, posso reclamar nos Juizados Especiais da Fazenda Pública?

Se o valor da causa for maior que 60 salários mínimos, posso reclamar nos Juizados Especiais da Fazenda Pública?

💡 1 Resposta

User badge image

Thainá Abreu

Pode desde que renuncie o direito ao valor excedente ao teto de sessenta salários mínimos. Caso contrário, deverá pleitear na Vara Federal Comum.

Importante mencionar que nos Juizados Especiais Federais há duas ocasiões distintas de renúncia ao teto de 60 salários mínimos.

A primeira é indispensável para a fixação de competência do JEF. Sendo o valor da causa excedente a sessenta salários mínimos, o autor deverá renunciar o que é excedente ao teto no momento do ajuizamento da ação para que esta seja processada e julgada no âmbito do JEF (ressalvada as parcelas vincendas).

A segunda, na fase executiva, refere-se à possibilidade de o vencedor da ação renunciar ao valor porventura excedente* naquela data para que receba o crédito mediante RPV (caso não haja renúncia, o crédito reconhecido será pago por meio de precatório).

 

* Note-se que esse excedente é relativo à numerário proveniente de valores surgidos após o ajuizamento da ação, como por exemplo: parcelas vincendas (que se venceram no curso do processo), atualização monetária, juros de mora, multas impostas, etc.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais